METEORITO RARO DE 18 QUILOS É ENCONTRADO NAS GELEIRAS DA ANTÁRTICA ORIENTAL

8014-fotografia-g

Um meteorito de 18 quilos estava enterrado nas geleiras da Antártica Oriental, de acordo com anúncio de uma equipe internacional de cientistas. Segundo eles, trata-se do maior objeto deste tipo já encontrado na região desde 1988. Um condrito comum, este meteorito compõe um conjunto de 425 pedras, com peso total de 75 quilos. Os pedaços foram coletados ao longo de mais de 40 dias a 140 quilômetros da base de pesquisa Princess Elisabeth Antarctica.

De acordo com os envolvidos no projeto, o peso e o tamanho do meteorito podem ser considerados “raros” e “inesperados”. Agora, o material será levado ao Japão, onde será examinado. Segundo dados do Meteoritical Society, mais de 38,5 mil meteoritos foram achados até hoje na Antártica, porém somente 30 pesavam mais de 18 quilos na Antártida Oriental.

Estão envolvidos na descoberta pesquisadores da Bélgica, Suíça e Japão, no projeto chamado SAMBA, conduzido pelas Université Libre de Bruxelles (ULB), Vrije Universiteit Brussel (VUB), Japan’s National Institute of Polar Research (NIPR) e Tokyo University.

Fonte: History Channel