[Análise] Psycho Pass e a Nova Forma de Comunismo!

Alerta de Spoiler, se ainda não viu o Anime ou não gosta de saber informações sobre o CLimáx, feche esse Post agora!

Psycho Pass, é um dos novos animes da ultima temporada de 2012. Está atualmente no episódio 23 se falso engano. Mas enfim, o que Psycho Pass tem haver com Comunismo?

Tudo e nada ao mesmo tempo.

O Anime se passa em um futuro totalmente controlado por máquinas, é um futuro bonito, pois não existe rebeliões, todos são controlados pelo Sybil System, um sistema autômato gigantesco que decide sobre a vida das pessoas, desde se você é um Ladrão enrustido até mesmo qual curso deve fazer. Ele é um Sistema unificado, e ai está o problema.

No Anime não tem a representação de Estado, além do Ministério da Saúde, ou seja o Sistema Sybil controla tudo.

E qual a ligação com o Comunismo?

Ele representa exatamente o que o Governo deseja para você, o seu direito de Liberdade revogado. Pois ele age e controla tudo, e todos. Somente existe um Fator ainda que o Sistema não conseguiu controlar, o Fator Humano!

Mas voltando um pouco o Anime, Psycho Pass conta a história de Akane Tsunemori, uma das escolhidas pelo Sistema para estar entrando no departamento de Investigação o SIC, a força Policial da época. Lá ela conhece  Nobuchika Ginoza, o seu companheiro Inspetor e os Coatores, aqueles que são identificados pelo sistema Sibyl como criminosos, mas entretanto que podem ajudar nas investigações. Destes Coatores o que mais se destaca é Shinya Kougami, um Inspetor que virou Coator, após a morte de um dos seus companheiros.

Mas saindo novamente um pouco da trajetória do Anime, o Sibyl é composto de alguns fatores!

Psycho Pass: Mede seu nível de stress, e analisa se você está saudável para a Sociedade ou Não. Seu Nível de stress Mental é monitorado constantemente para a desenvoltura da sociedade.

Coeficiente Criminal: É quando o Sibyl System, decide que você não é mais útil  Ele calcula se você pode realizar algo perigoso ou não. O limite normal é 100, acima disso você necessita de tratamento e acima de 300 você não deve viver  mais na sociedade.

Dominators: São as armas usadas pelos Coatores e Inspetores. Elas fazem conexão diretamente com  Internet ( No mundo de Psycho Pass, tudo e todos são conectados), e analisam o Coeficiente Criminal de cada pessoa. Caso a pessoa seja julgada como necessitada de tratamento, ela recebe um Tranquilizante, caso seja mais que isso, ela é julgada como não sendo útil a sociedade e morre. Não tem mais julgamento ou Sistema Judiciário.

Psycho Hazard: É uma forma de stress mental de aglomeração. Ao andar com pessoas com Coeficiente criminal muito alto, elas passariam o mesmo stress mental para você. Ou seja, você sendo saudável, ao ser sequestrado por alguém, poderia morrer, pois ele passou a você o seu Psycho pass.

Esse é todo o Sistema Sybil, e realmente se constata como uma forma de comunismo… Uma forma diferente, pois é relativa a Computadores, a máquinas que não erram, que são imparciais e conseguem diferenciar o que é melhor para você. A mesma coisa do Comunismo.

O Sistema Comunista, escolhe o que é melhor para você, escolhe a profissão que deve ter, e escolhe se você deve ter liberdade ou não.

Como o Anime está em andamento, não me aprofundarei na história, mas é um anime muito interessante e merece uma chance de ser visto.

E você acha que Psycho Pass é realmente uma forma de como o mundo seria se fosse Comunista? Não! Deixe nos Comentários!