EUA se dizem prontos para se defender da Coreia do Norte

11986_10151583462828630_1584259449_n

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou nesta terça-feira que seu país está “totalmente preparado” para se defender das ameaças da Coreia do Norte e apoiar aliados como a Coreia do Sul.

“Estados Unidos e Coreia do Sul estão mais unidos do que nunca”, disse Obama, acrescentando que as tentativas da Coreia do Norte de fragilizar essa aliança “fracassaram”.

Obama fez esta declaração em entrevista coletiva conjunta com a chefe de Governo da Coreia do Sul, Park Geun-hye, depois de se reunir com ela na Casa Branca.

Segundo o líder americano, que pediu que a Coreia do Norte siga o exemplo de nações que empreenderam reformas democráticas como Mianmar, esse país “está cada vez mais isolado”.

Por sua parte, Park ressaltou que a Coreia do Norte “não será capaz de sobreviver” se tentar obter armas nucleares “às custas da felicidade de seu povo”.

A reunião que tiveram a portas fechadas na Casa Branca antes da entrevista coletiva esteve centrada nas recentes ameaças nucleares da Coreia do Norte contra Coreia do Sul e EUA, entre outros assuntos.

Obama e Park emitiram uma declaração conjunta para fortalecer a relação entre os dois países em coincidência com o sexagésimo aniversário da aliança bilateral.

“Os EUA seguem firmemente comprometidos com a defesa da República de Coreia, em particular mediante a dissuasão e o leque completo de capacidades militares americanas, tanto convencionais como nucleares”, destaca essa declaração.

 

Fonte: INFO