Hackers chineses roubam desenhos técnicos de armas secreta dos EUA

 

Não é segredo algum que os EUA trabalham continuamente no desenvolvimento de novas armas avançadas, mas as informações dos projetos ficam sempre trancadas a sete chaves. Ocorre que, por alguma falha de segurança, hackers chineses tiveram acesso aos desenhos técnicos de mais de duas dúzias de documentos de mísseis de defesa e naves de combate.

A informação foi publicada pelo The Washington Post, que obteve os detalhes diretamente de um relatório do Pentágono, o qual relatou que os hackers realmente invadiram os sistemas e conseguiram os tais diagramas. Conforme a postagem, essa falha pode resultar em duas coisas: enfraquecimento das defesas dos EUA ou desenvolvimento de tais armas na China.

Apesar de não declarar um culpado, o relatório nota que as invasões (dos hackers chineses) ocorreram por conta dos constantes ataques a companhias — que estão diretamente ligadas aos projetos. Não é descartada a opção de que os documentos tenham sido obtidos na invasão de computadores de alguma das agências do governo.

O The Washington Post não teve acesso a todas as informações que estão em posse dos hackers, mas revelou que pelo menos o sistema de mísseis PAC-3 e os sistemas balísticos THAAD e Aegis foram comprometidos. Além disso, os designs de aeronaves (como o F/A-18 e o V-22) e navios americanos também podem ter sido afetados.

Fonte: Tecmundo