Estúdio cria moléculas do Corpo Humano em 3D

 

O fator de transformação de crescimento Beta, um polipeptídeo encontrado no leite (Foto: Xvivo/Barcroft USA)O fator de transformação de crescimento Beta, um polipeptídeo encontrado no leite (Foto: Xvivo/Barcroft USA)

O estúdio de animação, XVIVO, de Connecticut, nos Estados Unidos, transformou os mecanismos do corpo humano em uma animação 3D cujo objetivo é ajudar estudantes e cientistas a encontrar novas formas de compreender o corpo humano.

Saliência irregular na membrana de plasma de uma célula (Foto: Xvivo/Barcroft USA)Saliência irregular na membrana de plasma de uma célula (Foto: Xvivo/Barcroft USA)

O projeto inclui representações da medula óssea e do ouvido interno, entre outros.

‘Cientistas geralmente têm histórias complexas para contar e nós os ajudamos a simplificar (isso) com a animação e as imagens’, afirmou Michael Astrachan, presidente e fundador da XVIVO.

A animação usa reproduções de imagens de microscópios eletrônicos e ilustrações médicas e fotos para recriar fotos de partes do corpo no nível molecular.

Apesar de o projeto ter usado dados reais, o equipamento usado para produzir as imagens microscópicas não registra cores, então os ilustradores acrescentaram suas próprias tonalidades e matizes.

‘Existem vários objetivos para nossas animações médicas’, afirmou Astrachan.

‘Várias de nossas mídias científicas são usadas para educar médicos sobre novos alvos moleculares e terapias e parte de nossa arte médica é criada apenas para inspirar as pessoas a aprender mais sobre as maravilhas da biologia.’

Fonte: G1, BBC