Empresa lança satélites para levar a região carentes.

sateliteww

 

E a Google, talvez ganhe concorrência….

Uma empresa americana chamada O3b Networks está prestes a lançar quatro satélites para o espaço, que deverão enviar sinal de internet para regiões sem acesso.

O foguete com os satélites tinha lançamento marcado para esta segunda-feira, 24, mas sofreu um atraso de um dia devido às más condições climáticas na Guiana Francesa, local de lançamento.

A O3b, cuja sigla significa “Outros 3 bilhões” em inglês, tem como objetivo primário o tráfego de voz de dados para operadoras de telefonia e provedores de internet. Outros satélites já fazem esta tarefa, mas a abordagem da empresa é diferente.

A companhia pretende que os satélites orbitem a uma altitude de 8 mil quilômetros, que é quatro vezes mais perto da superfície do que os tradicionais satélites estacionários, que orbitam a 36 mil quilômetros. Desta forma, deve ser reduzido o “delay” das informações, bem como a latência.

A órbita dos satélites irá permitir a cobertura de uma área de 45 graus ao norte e ao sul do Equador, o que facilitaria abrangeria boa parte da América Latina, África, Sudeste Asiático, Oceania e Oriente Médio.

A empresa prevê o lançamento de mais quatro satélites ainda em setembro deste ano e mais quatro no ano que vem.

A O3b é fruto da frustração de seu fundador, Greg Wyler, em acessar a internet durante sua viagem a Ruanda, na África. O projeto tem como apoiadores o próprio Google, que também tem seus próprios projetos para expansão de internet, incluindo a utilização de balões.

Fonte: Olhar Digital