Processadores ARM de 3GHZ, devem chegar ao mercado até 2014.

arm-processor

Os processadores presentes em dispositivos móveis têm acompanhado a evolução das plataformas móveis ao longo dos anos, passando em pouco tempo da capacidade de 1GHz para a reunião de uma série de núcleos. E as empresas de semicondutores TSMC e GlobalFoundries anunciaram que os primeiros chipsets ARM com 3GHz devem chegar ao mercado em 2014.

Para atingir os 3GHz, as duas empresas estão trabalhando em um processador móvel de 20 nanômetros, que promete 30% a mais de velocidade, 1,9 vezes mais densidade e 25% menos de consumo de energia. Acredita-se que a redução no consumo de bateria pelo processador possa ampliar a autonomia do aparelho como um todo, algo que é apontado como um dos principais problemas dos dispositivos móveis.

Atualmente, a velocidade mais rápida de clock atingida por um processador móvel é de 2,3GHz com 28 nanômetros, disponível nos chips Qualcomm Snapdragon 800 e Tegra 4i, que devem chegar ao mercado entre o final de 2013 e começo de 2014.

Segundo o Fudzilla, se as duas empresas conseguirem desenvolver o processador que roda a 3GHz até o próximo ano, isso garantirá à ARM uma posição mais competitiva no mercado diante da arquitetura x86 da Intel e da AMD, principalmente no mercado de tablets e aparelhos conversíveis.

Fonte: Canal Tech