Xuan Dou Zhi Wang: um “clone” oficial de King of Fighters

Panda Wojownik
Todo gamer que se preze deve ter ouvido falar de King of Fighters, e da lendária SNK. A série evoluiu bastante ao longo dos anos, tanto em gameplay, trilha sonora quanto em personagens.

A série possui uma gameplay dinâmica e consistente, e embora sempre traga inovação em diversos aspectos, KOF é uma série que não sai de suas raízes, que é um dos grandes segredos para a série ser tão querida entre os fãs de jogos de luta. É popular em diversas partes do mundo, mas especialmente na América Latina (Brasil e México principalmente), e na Ásia (em especial Japão, Hong Kong). No entanto, existe um país que sequer conhece a série: China.

Os videogames são banidos do país desde o ano 2000, o que dificultou o acesso dos gamers chineses a diversos jogos da era PS2 em diante, no entanto, como a China se trata de um país que valoriza os produtos nacionais, o governo decidiu incentivar os desenvolvedores chineses a criarem games para o mercado interno, e assim surgiram os vários clones de jogos populares no mercado. Xuan Dou Zhi Wang é um deles, um “clone” de King of Fighters.

O jogo é similar ao King of Fighters em diversos aspectos: para começar, temos os personagens. Todos eles são, de certa forma, “homenagens” a personagens de diversos jogos, mas claramente podemos ver que KOF é a principal inspiração.(As artworks dos personagens estão no final do post!). Claro que eles possuem elementos que os diferenciam, como os moves, mas mesmo assim, a gameplay deles meio que homenageia vários personagens clássicos. Falando em gameplay, temos outras similaridades: o jogo possui a corrida (apertar 2 vezes pra frente), e é bem natural, assim como o KOF, o jogo possui a mesma esquiva com os botões fracos, o mesmo layout de 4 botões, a habilidade de cancelar Super Moves, os Hyper Super Moves, Counters com os dois botões fortes. A única diferença mesmo fica com o agarrão, ativado com 2 socos ou 2 chutes (ao estilo Street Fighter Alpha).

Graficamente, o jogo é muito bem-feito: os personagens são primeiramente modelados em 3D, e com a ajuda de alguns filtros, eles ficam com uma aparência mais “2D”. A animação do jogo é ótima também, os personagens possuem bastante fluidez, embora ainda sim a animação seja bem similar ao recente KOF 13.

Depois que tudo isso foi dito, muitos dirão: “SNK deveria processar essa empresa!”. No entanto, a empresa que faz esse jogo é a mesma que estava fazendo o já cancelado King of Fighters Online (Tencent Games) e mais recentemente, a própria SNK não só reconheceu que Xuan Dou Zhi Wang é bom, como também está ajudando no desenvolvimento. Inclusive, ela anunciou que cedeu dois personagens clássicos de King of Fighters para o game: Terry Bogard e Benimaru Nikaido. Veja o vídeo abaixo com a demonstração deles:

 

 

Persongens:

Yan Fung
Yan Fung

Ell Blue
Ell Blue

Tsukikage Arashi
Tsukikage Arashi

Ray (Lei Yue)
Ray (Lei Yue)

Brazel
Brazel

Long
Long

Legend
Legend

Claire Fox
Claire Fox

Shanwoo
Shanwoo

Ameth
Ameth

Kaoru Kuraki
Kaoru Kuraki

CoolB
CoolB

Lee Won Hee
Lee Won Hee

Panda Wojownik
Panda Wojownik