Você tem medo de turbulência? Relaxe, você será avisado antes!

aviao-em-madeira-biplano
Você sabe o que acontece quando um avião atropela o cachorro de São Pedro? Uma turbulência!

Para você que  não gosta de atropelar o cachorro dos outros, quero dizer de turbulência, algo foi feito especialmente para você e os aviões é claro. O Centro AeroEspacial Alemão criou detectores de turbulência que serão capazes de identificar todos os tipos de turbulência, até mesmo as mais perigosas denominadas de CAT ( Clear-Air Turbulence), as turbulências praticamente invisíveis para os pilotos .

O Delicat, nome dado pelo Centro AeroEspacial Alemão identificará as turbulências pelo envio de pequenas ondas de radiações  ultravioletas a laser, que serão capazes de identificar o que tem a frente do percurso da aeronave.

O retroespalhamento dessas partículas é utilizado para detectar os diferentes graus de densidade de nitrogênio e de oxigênio ao redor do avião – alguns dos fatores responsáveis pelas turbulências de céu claro. Hipoteticamente falando, o sistema poderá oferecer aos pilotos avisos prévios das instabilidades invisíveis para que eles possam redirecionar a aeronave.

Caso as turbulências estejam muito próximas, pelo menos os pilotos e passageiros não se assustarão se o avião começar a balançar!

Fonte: Tecmundo