Keiji Inafune comenta sobre a série Mega Man; o motivo dele ser azul, Zero e mais

http://images3.wikia.nocookie.net/__cb20100720141333/megaman/images/a/a6/MM10-MegaMan.png

Durante a PAX Prime, Keiji Inafune contou sua história na Capcom.

Ele começou como um artista, mas como não existiam muitas pessoas na empresa, ele já se tornou o artista principal. Apesar dos escritos da Capcom serem pertos de sua casa, ele não podia ir para casa pois trabalhava demais. Inafune começou trabalhando com o design de personagens no primeiro Street Fighter, mas pouco depois de um mês ele já foi transferido para trabalhar em Mega Man. Inafune disse que a maior parte de sua carreira foi relacionada a Mega Man e que a série ensinou muito a ele sobre criação de jogos.

O motivo de Mega Man ser azul? Inafune explicou que, apesar da equipe querer fazer um personagem azul, Inafune achava isso feio. Entretanto, a equipe disse que no NES ou Famicom a palheta de cores para o azul era a maior variedade que tinha para qualquer outra cor, podendo ser mais detalhista portanto. Após isso, ele aceitou que o personagem fosse azul e na época, um robô azul era algo inédito. Inafune decidiu mudar a cor de Mega Man quando ele ganhava uma nova arma por que seria estranho um personagem azul atirar chamas vermelhas após adquirir o poder de Fire Man. Durante essa era na Capcom, a companhia fazia principalmente ports de Arcade, então Mega Man era a fonte de orgulho, pois era um jogo original para consoles. A equipe sabia que estavam fazendo algo especial.

A série Mega Man é popular atualmente, mas o primeiro jogo não obteve muito sucesso. Keiji Inafune foi transferido de Mega Man para trabalhar em Professional Baseball Murder Mystery de Famicom. Inafune queria criar uma sequência pois acreditava que existia um potencial para Mega Man 2. Ele fez um acordo com a equipe de vendas para que permitisse que ele criasse o jogo. A equipe sacrificou seu tempo porque queriam criar algo que amavam.

O primeiro Mega Man foi feito com apenas seis membros na equipe, se incluísse o engenheiro do som. Quando o segundo jogo estava sendo planejado, Inafune criou um dos chefes. As equipes eram tão pequenas naqueles dias que as pessoas tinham múltiplas responsabilidades. Inafune assumiu o papel de planejador e eventualmente o de produtor, mas sempre foi um artista também.

Inafune ficou surpreso com Mega Man estar diferente na famosa boxart na América do Norte. O escritório da Capcom nos EUA disse a Inafune que o estilo de arte japonesa não seria entendida no Ocidente. “É isso que nós faremos”, quando explicaram o motivo de usarem a arte que é piada até hoje. Na época, Inafune não sabia das diferentes e não as questionou, mas ele pensou na época que os ocidentais realmente não entenderiam arte.

Mega Man X foi o primeiro jogo que Inafune esteve responsável por tudo. Ele queria que o personagem principal fosse Zero para surpreender as pessoas. A equipe de vendas disse que ele não parecia Mega Man, então ele fez Mega Man e o tornou o personagem principal. No entanto, ele tirou todas as partes “bacanas” que tinha criado e as deixou para Zero.

Fonte: Siliconera