Cientistas criam uma nova forma de matéria! Parecida a um sabre de luz.

Vader_vs._luke

A mais recente novidade científica de Harvard e do MIT parece uma piada, mas não é. Uma equipe de físicos estava brincando com prótons e conseguiu fazer as partículas se agruparem para formar uma molécula, uma que é diferente de qualquer outra matéria. E ela se comporta, vamos dizer, como um sabre de luz.

Isso mesmo. Lasers foram usados para descobrir uma nova forma de matéria que parece ter saído de um filme de Star Wars. Créditos da experiência vão para o professor de física de Harvard, Makhail Lukin, e o professor de física do MIT, Vladan Vuletic, que dispararam os fótons através de uma nuvem de átomos de rubídio. Quando eles viram mais de um fóton de uma vez, eles perceberam que as partículas estavam se juntando para formar uma molécula.

“Não é uma analogia incorreta comparar isso com sabres de luz,” explicou Lukin (Skywalker?) em um press release. “Quando esses fótons interagem entre si, eles são empurrados e defletem cada um deles. A física do que acontece nessas moléculas é similar ao que vimos em filmes.”

Na verdade, o que cientistas testemunharam foi o que é conhecido como bloqueio de Rydberg. Essa regra diz que átomos próximos a um átomo que está excitado – vamos dizer, por um fóton passando – não pode se excitar no mesmo grau do átomo inicial. Quando múltiplos fótons passam por uma nuvem de átomos, isso cria uma força de puxar-empurrar entre eles, que é o que se liga à molécula resultante.

Mas não deixe a sua imaginação se animar demais. Os físicos não planejam desenvolver armas futuristas com a nova forma de matéria. Em vez disso, eles esperam que isso ajude a progredir na criação de computadores quânticos mais eficientes. E, sinceramente, isso já é futurista o bastante.

Mas quem sabe não tenhamos sabres de luz no futuro?

Via Gizmodo