Você sabe a diferença de Lammer, Cracker e Hacker?

black-hat-seo-or-white-hat-seo

Muitas das vezes, hackers, Crackers, e lammers são confundidos, e usados somente em um termo. Mas afinal de contas, qual é a diferença entre eles?

Hacker é um jargão usado para definir aquele que se dedica, aquele que busca conhecimento. Um hacker tem conhecimento elevado em programação. Contornam sistemas incontornáveis, e criam ferramentas que protegem, ou modificam o sistema.

Hacker é todo aquele que consegue invadir um sistema e modificar ele, mas nem sempre um Hacker é do mal, existem vários tipos de Hackers, e é aqui que entra o Lammer e o Cracker. Vamos conhecer alguns deles:

White Hat: Seria o chamado Hacker do “bem”. Ele procura falha de seguranças nos sistemas, mas respeitando os princípios da ética hacker. Ao encontrar alguma falha ou bug, ele comunica imediatamente os responsáveis do sistema. A maioria deles trabalha em empresas de segurança. Um deles, muito famoso é Linus Torvalds, criador do Linux.

 

linus-torvalds-loves-his-macbook-air
Linus Torvalds, criador do Linux.

Gray Hat: É o meio termo… É o hacker que invade os sistemas por diversão, mas não prejudica a empresa, ou mesmo rouba alguma informação valiosa.

Black Hat:  Também são chamados de CRACKERS. São aqueles que usam seu conhecimento para o mal, desde derrubar grandes corporações, até mesmo clonar cartões. A referência de Black Hat, vem do Star Wars, como o Hacker do lado negro da força.

Lammers:  Também recebem o nome de script kiddies (Criança do Script), são pessoas que não possuem nenhum ou pouco conhecimento e usam ferramentas desenvolvida por outros, para atacar ou derrubar algum site por exemplo.

post6

Hacktivist: São hackers que usam seu conhecimento para defender causas sociais ou para ajudar os outros, como o Anonymous.

Basicamente a maioria deles, tem o mesmo conhecimento, mas a forma que usam ele é diferente. Hacker ainda assim é um termo muito usado erroneamente para definir os ladrões virtuais, e acabam manchando a imagem de alguns deles.

Então lembre-se quando alguém se intitular de hacker para você, nem sempre ele irá fazer alguma atividade maliciosa.