Google e como seu serviço de DNS pode acabar

google-dns

Recentemente, depois dos problemas de espionagem relacionados ao EUA, o Brasil está impondo novas leis sobre o armazenamento de dados de empresas de internet, e o Google já havia se preparado, pelo menos em teoria.

A julgar pela avaliação da Renesys, que faz medição e monitoramento de atividades na internet em escala global, a Google foi além das críticas à intenção do governo anunciada pela presidenta Dilma Rousseff de exibir o armazenamento local de dados nacionais. A Google nega que o seu serviço DNS deixou o Brasil em antecipação à nova lei.

DNS é o Sistema de nomes de domínios (Domain Name System), ele é o responsável por transformar por exemplo 74.125.131.99 em google.com.br. O Google possui um DNS próprio, chamado de Google Public DNS (Para quem ficou interessado, esse é o IP 8.8.8.8/8.8.4.4), essa versão é utilizada por pequenos provedores em SP, e vários outros usuários.

A questão está exatamente aí: a Renesys alega que “no mês passado, percebeu que o Google DNS para a América Latina parou de responder de São Paulo e começou a encaminhar consultas de DNS para os EUA. Ao mover a resolução de DNS para fora do Brasil e novamente aos EUA, o Google DNS agora opera fora da jurisdição brasileira”, diz o relatório da Renesys.

471650201201144-t640

Google nega

A Google nega que foi removido pela nova legislação brasileira, e afirma que a alteração no roteamento dos servidores de DNS faz parte das operações normais deles.

A opinião da Renesys, que fez a medição estatística, é que a Google está esperando para ver. “Parece apenas prudente que, ao saber da nova lei de privacidade no Brasil, a Google tenha iniciado o processo de descontinuidade de seus serviços no país, aguardando uma possível revisão da legislação por parte de seu corpo jurídico”, diz o site de monitoramento.

A Renesys aponta ainda que isso poderia ser encarado de duas formas: uma boa, em que, se a Google deixasse o Brasil, como fez na China, isso poderia incentivar a produção e competição local desse tipo de serviço; e a ruim, bem, é que não teríamos DNS da Google por aqui.

Será que realmente o maior buscador do planeta irá cancelar seus serviços no Brasil? Ou somente é manutenção na rede?

Via Tecmundo