Conheça a nova missão da NASA, explorar a atmosfera de Marte!

1-nasa-maven-mars-launch_72858_600x450

O MAVEN, um dos mais novos satélites da NASA, decolou a poucos dias do Cabo Canaveral, na Flórida (EUA) e agora se dirige ao grande planeta vermelho, mas afinal de contas, o que ele irá fazer por lá?

Sabemos que Marte já teve uma atmosfera semelhante à terrestre, densa o suficiente para permitir a existência de água líquida na superfície do planeta. Agora, os pesquisadores querem descobrir o que aconteceu com toda essa água.

Cientistas acreditam que Marte lentamente perdeu 99% de sua atmosfera para o espaço devido ao resfriamento do núcleo do planeta. Isso teria eliminado o campo magnético de Marte: sem campo magnético para proteger a atmosfera, ela foi levada pelos ventos solares – e a água foi junto.

Mas como e por que tudo isso aconteceu? A missão MAVEN (Evolução Atmosférica e Volátil de Marte) quer descobrir. Ela será pioneira em explorar a atmosfera superior de Marte, e em observar como ela é afetada pela atividade solar.

O satélite terá 10 meses para atingir a órbita ao redor do planeta vermelho, e mais cinco semanas para ser ativado e se preparar para as observações. Então, o MAVEN usará seu conjunto de oito sensores – incluindo um magnetômetro, espectrômetro ultravioleta e analisador de íons de ventos solares – para testar de forma direta a atmosfera superior de Marte.

Durante seu primeiro ano, MAVEN enviará para a Terra, dados duas vezes por semana, e com isso possivelmente alguns segredos de Marte irão ser revelados. E a primeira tarefa, que era de ser lançado ao espaço, ocorreu com sucesso.

Via Gizmodo Brasil