Você sabe o que é Quociente de Inteligência?

BlueBrain

Muitos já devem ter escutado muito sobre o QI, mas afinal de contas o que é realmente o QI?

QI ou Quociente de Inteligência é um valo obtido por uma série de testes que forçam seu cérebro a usar toda sua capacidade cognitiva, assim sendo forçam o cérebro a usar toda a sua inteligência. A média mundial do QI está estabilizado em 100 pontos. Tendo variação de 5 pontos para mais ou menos.

Há indícios que os primeiros testes de QI foram aplicados na China, por volta do século V, mas somente a partir de 1905, Alfred Binet e seu colega Theodore Simon criaram uma escala mensurável chamada Escala de Binet-Simon. Era usadas nas escolas francesas para analisar se os alunos necessitariam de ajuda nos estudos.

Em 1917 com o avanço da Primeira Guerra, Lewis Terman um psicólogo já famoso por publicar vários testes de QI na época, e mudar a forma de como ele funcionava. Entretanto houve controvérsias, pois de acordo com Terman os maiores cargos da sociedade deveriam ser ocupados por pessoas com inteligência superior as outras. Seria um sistema de meritocracia, bem semelhante ao anime Psycho Pass, e claro que isso causou problemas para Terman.

Entretanto mesmo com isso, os testes continuaram a prosseguir e novas medições foram realizadas, e o Quociente de Inteligência continuou a ser medido, e desde então várias pessoas continuam a realizar os testes para definir seu QI.

brain-exercising

Acredita-se que pessoas com um Q.I. elevado têm menores índices de morbilidade e mortalidade, quando adultas. Também apresentam menos risco de sofrerem de desordens relacionadas ao estresse pós-traumático, depressão acentuada e esquizofrenia. Por outro lado, aumenta o risco de padecimento de transtorno obsessivo-compulsivo – TOC. Existe uma grande possibilidade dessa correlação existir pelo fato de que pessoas com um Q.I. mais alto tem em média indicadores socioeconômicos maiores, possibilitando um acesso melhor à saúde e informação. Apesar de ser questionável esta tese do indicador socioeconômico visto que há estudos que dizem que a grande maioria dos gênios são pobres.

 

Existe uma média mundial do Quociente de Inteligência, da qual você pode conferir logo abaixo:

  • A média mundial de QI é considerada de 100 pontos;
  • Uma pessoa inteligente, que não apresenta dificuldades de aprendizado, possui um QI entre 110 e 120 pontos;
  • De 121 à 130 pontos, a pessoa é considerada acima da média, com facilidade de aprendizado;
  • De 131 à 150 pontos, a pessoa é muito inteligente, podendo ser considerada super-dotada.
  • Acima de 151 pontos entramos no mérito da Genialidade, e distúrbios mentais fazem com que a pessoa consiga raciocinar mais rápido que as demais;
  • Entre 70 e 90 pontos, o indivíduo é diagnosticado com possível Embotamento ou Limítrofe;
  • Abaixo de 70 pontos, a pessoa apresenta alguma característica de atraso mental.

Apenas somente 2% da população mundial apresenta um QI superior a 150, ou no caso apresenta a Genialidade. Para se ter uma ideia Albert Einstein tinha um Quociente de Inteligência de 160.

Também existe algumas outras pessoas famosas reais ou não que possuem um QI elevado como:

  • Sheldon Cooper – Físico Teórico em Big Bang Theory possui um QI de 187.
  •  Bill Clinton – Ex-presidente dos EUA, possui um QI de 182.
  • Jô Soares – Esse não precisa dizer quem é correto? Possui um QI de 152.

A pessoa com maior QI que se conhece na face da Terra é Terence Tao. Ele começou a aprender cálculos e entrou no ensino médio com apenas 7 anos. Aos 9 já fazia contas que somente universitários conseguem. Obteve seu PHD com apenas 20 anos e hoje é professor de Matemática nos EUA.

 

Deadpool chateado com o resultado.
Deadpool chateado com o resultado.

Para alguns grupos como a MENSA, a maior organização internacional para pessoas super dotadas do mundo, somente é permitido a admissão de pessoas com QI acima de 150, ou seja apenas 2% das pessoas do mundo podem ser admitidas na MENSA. O vocalista da banda Ultraje a Rigor, Roger Moreira é um dos mais famosos membros da MENSA brasileira, possuindo um QI de 172.

Ficou curioso para saber qual seu QI? Então você pode estar realizando o teste no testeqi.com.br

qi
Clique para ir fazer o teste!


O teste em si dura (até) 45 minutos, sendo que para definir o seu quociente de inteligência são levados em consideração: o tempo em que você fez a prova, o número de respostas certas e erradas, a sua idade, e o grau de dificuldade das questões que você errou. E se você estiver cansado, ou não estar concentrado o suficiente pode variar ligeiramente seu resultado.

É uma boa caso você queira verificar suas capacidades, e você ainda pode estar compartilhando com seus amigos no Facebook caso você queira. Eu por exemplo fiz o teste e consegui 49 acertos (Chutando tudo :D)

QI2
Lembrando que muitos dizem que o Teste de QI é apenas um mito, até mesmo o próprio Albert Einstein disse que o teste não passa de uma baboseira e a inteligência não pode ser medida com números. Então se você tirou uma nota baixa, não tem problema, e isso não quer dizer que você seja burro.E também existem outros testes bacanas no site como o Teste Vocacional e o Teste de sua inteligência Emocional.

Então, o que acha de fazer o teste? Qual foi sua pontuação? Comente!

Via Operários da Web, Wikipedia, CpSImões, Mensa Brasil