http://www.cavzodiaco.com.br/images13/kurumadafilmeparabens.jpg

Hoje uma das lendas do Japão Masami Kurumada criador do anime Saint Seiya (Os Cavaleiros do Zodíaco no Brasil) completa 60 anos de idade e também 40 anos de carreira, confira a sinopse dele e as aberturas do anime:

Masami Kurumada (車田正美, Kurumada Masami) nasceu na cidade de Tóquio, capital do Japão, no dia 6 de dezembro de 1953. É autor de vários mangás, sendo sua obra mais famosa a série: Os Cavaleiros do Zodíaco (Saint Seiya no original). O primeiro trabalho de Kurumada foi Otoko Raku, que lhe rendeu um prêmio num concurso de mangá por mangaka aspirante. Logo depois, se tornou assistente de mangakas profissionais. Iniciou carreira profissional em 1974 com Sukeban Arashi, e conseguiu o primeiro sucesso 3 anos depois quando começou a escrever e desenhar Ring ni Kakero, que trouxe a ele reconhecimento como autor, série essa, que durou 5 anos e que ele considera como sua obra favorita.

É importante mencionar também que o fato de ser praticante de artes marciais desde a juventude teve grande influência em suas obras. Assim como muitos mangakas hoje em dia, Kurumada usa um estilo baseado no sistema de personagens principais fixos criado por Osamu Tezuka, que é essencialmente um rearranjo de um grupo de personagens nas suas várias obras (personagens mantêm a mesma aparência e personalidade, mas às vezes o autor os dá novas personalidades e uma participação diferente em relação a outras obras). Por esse motivo, os personagens principais de suas obras, na maioria das vezes, se parecem de alguma maneira com Takane Ryūji, o protagonista de Ring ni Kakero. Bons exemplos desse fato são: Kikukawa Jingi (Otoko Zaka), Kojirō (Fūma no Kojirō), Seiya (Saint Seiya), Takamiya Teppei (B’t X), Shō (Silent Knight Shō), Tendō Aoi (Aoi Tori no Shinwa), Kenzaki Rindō (Ring ni Kakero 2), entre outros.

Fontes: Saint Seiya Wiki / Youtube