Microsoft desativou rede com mais de 2 milhões de computadores infectados

imagem

É e você acha que redes zumbis são de poucos computadores certo? A Microsoft em parceria com o FBI, European Cybercrime Centre (EC3) , A10 Networks e várias outras, bloquearam o tráfego a 18 sites para direcionar a ações fraudulentas as máquinas infectadas. A rede, chamada de ZeroAccess, forçava os computadores comprometidos a clicar em anúncios sem o conhecimento de seus usuários.

O esquema é tão sofisticado que enganava buscadores como Google e Bing, fazendo-os gastar cerca de US$ 2,7 milhões por mês pagando por anúncios que não tinham chances efetivas de levar à venda do produto/serviço anunciado.

De acordo com a Reuters, é a oitava vez que a Microsoft combate uma botnet (rede comprometida). Ela só conseguiu desmantelar o esquema porque o código presente nas máquinas infectadas levava ao endereço de um dos 18 sites usados para o redirecionamento. Acredita-se que os operadores da rede controlavam tudo da Rússia.

Imaginar quanto essa rede deve ter lucrado em cima dos outros hein? Será que existem mais botnets dessas escondidas por aí?

Via Reuters, Olhar Digital