Cientistas criam técnica para apagar memória

96612440

É está chegando a época que você poderá estar esquecendo os antigos traumas da infância. Um grupo de pesquisadores holandeses descobriram uma forma de estar apagando as memórias ruins, usando terapia de eletrochoque.

O nome da terapia proposta é Eletroconvulsoterapia (TEC) e induz convulsões no cérebro dos pacientes. A Nature explica como foram mostradas aos pacientes duas narrativas traumáticas através de galerias de slides. Em seguida, os pacientes foram foram submetidos à nova técnica:

 

[infobox color=”light-gray”]

Depois, a equipe propôs aos pacientes que eles se lembrassem de somente uma das histórias e repetiu parte do slideshow. Imediatamente depois, quando a memória reativada deveria estar vulnerável, os pacientes passaram pela terapia eletroconvulsiva.

Um dia depois, quando receberam testes de memória de múltipla escolha, os pacientes foram significantemente pior em lembrar de detalhes da história reativada. A memória dos pacientes sobre a outra história, no entanto, permaneceu praticamente inalterada.

[/infobox]

O teste foi conduzido em 42 pacientes com depressão severa, então há uma chance de que a terapia funcione de maneira diferente em pacientes saudáveis. Apesar dos efeitos colaterais, é uma excelente notícia, por muito tempo pesquisadores tentam descobrir uma forma de estar apagando a memória, seja por estresses pós traumáticos ou mesmo por algo que você queira esquecer.

E você, o que acha da nova terapia? Poderia realmente dar certo?

Via Gizmodo Brasil, Nature