Hackers conseguem fazer streaming de jogos de PC no tablet do Wii U

Wii-U-Game-Pad

O Wii U e seu controle-tablet são únicos no mercado, apesar de não gerarem as vendas que a Nintendo esperava. Contudo, hackers ainda tem interesse no produto, nem que seja para dar novas funções a ele.

É o caso de uma equipe chamada libdrc, que conseguiu quebrar a proteção do gamepad para permitir que ele fosse usado para fazer jogar games de um computador rodando Linux por streaming.

A apresentação, feita no Chaos Communication Congress, explica como foi o processo de fazer com que o gamepad se comunicasse com o computador. Para isso, foi necessário descartar o firmware do tablet, o que permitiu a engenharia reversa do sistema de criptografia do Wi-Fi, além dos protocolos da Nintendo para streaming de áudio, vídeo e entrada de dados. Para provar o ponto, foi divulgada uma captura do tablet rodando Final Fantasy VII.

A demonstração de 56 minutos do projeto pode ser conferida clicando aqui. Os responsáveis pelo projeto assumem que ele ainda está “muito bugado” e não é “indicado para o usuário final”, mas pode evoluir para se tornar um bom protótipo.

Outros objetivos dos hackers é conseguir parear outros tablets com o Wii U, e conseguir fazer o gamepad funcionar com Windows e Mac OS X, além de fazer streaming de coisas pela internet para o gamepad.

Fonte: Olhar Digital.