Como o milho da pipoca estoura?

pipoca-pequena

Você já pensou o porque do milho da pipoca estourar? Afinal de contas como o milho vira pipoca?

Todo grão de milho tem três partes: o embrião, onde fica o material genético, o endocarpo e o pericarpo, compostos principalmente de amido e água. A diferença do milho de pipoca é que ele tem menos água (cerca de 14,5%) do que o milho verde e seu pericarpo tem uma casca quatro vezes mais resistente que a dos milhos que usamos para comer e fazer canjica.

Ao colocar a pipoca na panela ou no microondas, o calor faz com que a água de dentro do grão se transforme em vapor, que tenta sair e empurra a casca do pericarpo. Ao mesmo tempo, o amido, antes sólido, começa a virar uma espécie de gelatina, aumentando de tamanho. Somadas, a pressão do vapor d’água e do amido chegam a 10 kg/cm2, cinco vezes mais que a de um pneu de carro!

rwWuqB5

A pressão é tanta que a casca estoura! Em contato com o ar, o amido gelatinizado se solidifica e se transforma na espuma branca que comemos.  Quando o pericarpo tem alguma rachadura ou semelhante, o milho acaba não virando pipoca, e acontece o chamado piruá.

Por isso sempre ao fazer a pipoca, confira qual é o tipo de milho e lembre-se sempre de colocar manteiga no fim para ela ficar mais gostosa 😀

Via Muito Interessante, Mundo Estranho