O maior asteroide do Sistema Solar está emitindo jatos de vapor d’agua

Ceresvaporrsz

Ceres, o maior asteroide do Sistema Solar, está emitindo jatos de vapor d’água. A descoberta foi feita com dados obtidos pelo telescópio Herschel, da Agência Espacial Europeia (ESA), e divulgada nesta quinta-feira (23) pela revista científica Nature.

Ceres é o maior objeto do cinturão de asteroides e é até considerado como um planeta-anão como Plutão (Viu Plutão, agora você não está mais sozinho :D)

As imagens do Herschel exibem dois jatos de vapor surgindo de faces opostas do asteroide. Observações anteriores já tinham detectado uma fina camada de vapor d’água em torno de Ceres.

A causa desse vapor ainda não está clara para os astrônomos. Sua fonte pode ser o calor do Sol – que faz a água sob a superfície evaporar– ou alguma espécie de atividade vulcânica sob a crosta do asteroide. A origem do calor que transforma a água ou o gelo em vapor é tão intrigante como a fonte de água em si.

Enquanto os astrônomos não conseguem descobrir o motivo daqui da Terra, a NASA enviou a sonda Dawn com previsão de chegada ao asteroide em 2015, para desvendar o mistério dos jatos de vapor. Ainda a nave também poderá ajudar a explicar a teoria de que a água tem sido distribuída em todo o sistema solar, incluindo a Terra.

E vocês, o que acham? Seria realmente água saindo daquele asteroide?

Via Info