A Torre de Pisa poderá cair algum dia?

torre-de-pisa-info-grande
Imagem por Recreio

Sim, mas provavelmente vai demorar muito tempo!  Pelo menos 200 anos para que o ícone da Itália caia de uma vez. Este tempo se dá graças a um projeto de restauração que resgatou a torre depois dela ter chegado à beira do colapso uma década atrás.

A Torre de Pisa começou a ser construída no ano de 1173, sobre um tipo de solo instável… Isso fez que o sino da Torre se inclinasse para o Sul. Vários arquitetos nos últimos séculos tentaram compensar a estrutura para o Norte, mas os projetos acabaram deixando ainda mais instável a torre.

Em 1990, a Torre de Pisa ficou mais torta, se inclinando em mais de 5,5 graus. Segundo cálculos, a torre deveria ter caído com 5,44 graus de inclinação.Mas felizmente a torre superou as previsões e sobreviveu, então entre 1999 e 2001 foram realizados trabalhos para a restauração da Torre, fazendo que ela afundasse lentamente para o Norte.

Agora a Torre de Pisa continua se inclinando para o sul, entretanto com um grau muito menor do que antes, de 3,9 graus. Ah não ser que aconteça algo catastrófico como um terremoto, a torre continuará de pé por tempo suficiente para que os próximos engenheiros descubram uma forma mais eficaz de evitar que ela caia.

Seria uma grande perca para a Humanidade não?

Via Você sabia