Facebook usa 10000 discos Blu-Ray para armazenar fotos antigas.

thumb-98336150233-facebook-resized

O Facebook armazena milhares de fotos todos os dias, entretanto somente uma pequena fração dessas imagens são vistas todos os dias. Entretanto essas imagens mais antigas, acabam ocupando um espaço vital nos servidores do Mark Zuckemberg.

Desde então, a rede social vem testando forma alternativas para armazenar as fotos da empresa, e uma dessas formas é armazenar em discos Blu-Ray.

A rede social desenvolveu um protótipo de um sistema óptico que utiliza 10 mil discos Blu-ray que podem armazenar petabytes de dados. Segundo o Facebook, esta solução permitiria à empresa economizar até 50% em custos e 80% em uso de energia sobre o atual método de armazenagem em discos rígidos.

A equipe de engenharia do Facebook divulgou um vídeo onde explica como o sistema utiliza um braço robótico para coletar dados específicos de discos armazenados no sistema.

De acordo com o Facebook, o sistema com discos Blu-ray já está em uso e consegue armazenar até 30 petabytes de dados. A rede social espera que sua solução possa guardar até 150 petabytes dentro de alguns meses.

Embora o Facebook tenha lançado seu novo servidor Blu-Ray, a rede social ainda busca formas eficientes de armazenamento de dados, como o sistema de memória flash com baixo consumo de energia.

Quem diria hein? Isso é uma boa ajuda ao Blu-Ray, já que a mídia não é muito usada, além de armazenamento de dados.

Via Info