Já pensou em jogar um imã dentro de um tubo de cobre? Confira!

Ima_Neodimio

Eu, em muitos momentos pensei em fazer experiências, usando ímãs, eletromagnetismo e esses tipos de coisas, me lembro quando estava no Colégio, montei um Relógio de Batata para a feira de ciências 😀 . Entretanto, muitas dessas experiências são caras, ou são muito complicadas de se fazer, e felizmente a Internet está ai para mostrar como existem experiências incríveis por aí.

E o canal HedgehogTH no Youtube, fez uma experiência incrível, envolvendo magnetismo, cobre e ímãs super-potentes! Usando um tubo de cobre de tamanho considerável e vários ímãs de neodímio, o usuário mostra o incrível efeito de Lei de Lenz, confira abaixo:

Explicando como funciona

Antes de partir para a explicação do fenômeno, vale ressaltar que o imã de neodímio possui propriedades incríveis e é especialmente poderoso. Compostos por uma combinação de neodímio, ferro e boro, mesmo um pequeno exemplar desse tipo de imã é capaz de destruir o conteúdo de um disco rígido, desmagnetizar monitores e prensar os dedos se atraído por um objeto magnético, tamanha é sua força. Caso queria comprar um desses, mantenha longe de seu computador!

Deste ponto,  fica mais fácil entender a interação do imã de neodímio com o tubo de cobre. Ao aproximar o poderoso imã de um material não magnético condutor de eletricidade – como é o caso do tubo de cobre –, o imã induz uma corrente elétrica no metal. Como a corrente elétrica tem um campo magnético próprio, os dois campos se opõem e isso diminui a velocidade da queda do imã.

Então, essa desaceleração que ocorre com o imã de neodímio ao passar pelo tubo de cobre é o efeito do campo magnético agindo sobre ele. Em resumo, essa é uma clássica demonstração da Lei de Lenz, que deriva do princípio de conservação de energia. Bem bacana não?

E você achava que Física não era legal né 😀