Você sabe a diferença entre Armagedom e Apocalipse?

983976238009971215

A maioria das pessoas se refere ao fim do mundo usando especificamente duas palavras, Armagedom e Apocalipse. Mas será que essas duas palavras representam o mesmo acontecimento?

A palavra “armagedom” representa o local do fim do mundo, enquanto “apocalipse” pode representar uma série de eventos diferentes. A Bíblia conta com apenas uma referência ao armagedon. Essa palavra vem do hebraico “har”, que significa “montanha”; e de “Megido”, que era o nome de uma cidade que pertencia aos cananeus. A tal cidade hoje não passa de ruínas, localizadas a 90 km de Jerusalém.

A história de Megido sempre foi permeada com muitas lutas e sangue, inclusive em relatos bíblicos. O próprio rei Salomão usou a cidade para abrigar seus cavalos. Posteriormente, em 1918, a batalha entre britânicos e turcos acabou dando origem a Israel moderna. É dito que o período de mil anos de paz começará em Armagedom, quando Jesus e todos os santos derrotarão o Anticristo.

apocalipse (1)

Algo descoberto

Já o Apocalipse é um pouco diferente. Apocalipse vem do grego e significa algo descoberto, seria algo como uma visão do futuro ou uma premonição de uma certa maneira. A palavra está presente em vários trechos bíblicos e, por isso, é passível a vários tipos de interpretações, inclusive a de que haverá o apocalipse na batalha de armagedom. O plano divino para restabelecer a paz mundial também faz parte do apocalipse, inclusive.

Entretanto existem duas formas de apocalipse, aquela descrita na Bíblia em que faz referência ao julgamento final, diante do qual, supostamente, todos os homens terão direito à redenção assim que provarem sua fé. E aquela que seria de uma forma mais cética, que define que nós iremos criar o apocalipse seja pela terceira guerra mundial, armas biológicas a destruição do planeta… Seria a versão de que os humanos iriam criar o próprio fim dos tempos.

E você o que acha? Irá acontecer o Apocalipse e o Armagedom algum dia?

Via MegaCurioso