A maior casa de câmbio de BitCoins desapareceu!

BitcoinDollars

Para você que quer embarcar de vez no mundo dos BitCoins, tome cuidado! A Mt. Gox  a mais conhecida entre as casas de câmbio de Bitcoin, onde você pode trocar dinheiro real pela criptomoeda virtual, simplesmente desapareceu.

O Site da MTGOX, está totalmente em branco, somente dizendo em seu código fonte “colocar anúncio para aquisição da mtgox aqui”. Além de tudo o que havia sido postado no Twitter por eles, ter sido deletado.

E ontem, o CEO da Mt.Gox, Mark Karpeles, deixou o conselho de administração da Bitcoin Foundation sem explicar os motivos. Ele está ocupado literalmente evitando seus clientes nas ruas de Tóquio, onde fica a sede da empresa.

Uma declaração conjunta, emitida por várias organizações que trabalham com Bitcoin, se distanciou da empresa. Um porta-voz do grupo diz ao Re/code: “a Mt. Gox confirmou que vai declarar falência em discussões privadas com outros membros da comunidade Bitcoin”. Ou seja, se você tem (teve?) dinheiro nessa casa de câmbio, você está ferrado – e provavelmente perdeu tudo.

Há um documento não-verificado circulando por aí, afirmando que a Mt.Gox perdeu mais de 744.000 bitcoins em um roubo há vários anos. O motivo? Aparentemente, a mesma falha que motivou a interrupção de saques desde 7 de fevereiro deste ano.

No início do mês, a Mt. Gox congelou os saques dos clientes, culpando uma falha chamada de “maleabilidade de transação”. A Economist explica:

Basicamente, o Bitcoin é um enorme livro-razão compartilhado, que grava quem detém cada unidade da moeda a cada momento. Todos devem usar a mesma cópia do livro – conhecido como “blockchain” – para evitar que a mesma moeda seja gasta duas vezes. A falha, conhecida como “maleabilidade de transação”… faz pagamentos em Bitcoin parecem não ter sido feitos. Isso torna possível aos hackers enganar o software – como as carteiras proprietárias de Bitcoin usadas por algumas casas de câmbio – para lhes enviar dinheiro repetidamente.

Devido a isto, os hackers conseguem receber o mesmo bitcoin várias vezes, é a mesma coisa de ir sacar no banco 500 reais, e não ter baixa em sua conta. Por isso o MTGOX bloqueou os saques.

E este não é o único escândalo envolvendo a moeda virtual: este mês, o Silk Road 2 (Para mim isso era um jogo D=) – site para venda de drogas – aparentemente foi hackeado, e perdeu US$ 2,7 milhões em Bitcoins dos clientes. O administrador do site também culpa a “maleabilidade de transação” pelo ocorrido.

Antes do ocorrido o BitCoin estava valendo $131,42, um mês atrás estava valendo $1000,00. O BitCoin pode ser a moeda do século, mas ainda é necessário ver muitas coisas.

Via Gizmodo