Conheça o Li-Fi – Talvez a nova internet dos submarinos.

l

Atualmente várias empresas tentam desenvolver novas tecnologias para a transmissão de dados, mas o que fazer quando se está embaixo da água? Aparentemente este problema está para ser resolvido como Li-Fi!

Este primo um pouco distante do Wi-Fi, transmite dados ao piscar de LEDS. Funcionando como um código morse binário, em que um LED pisca para um material sensível à luz a fim de informar os “0” e “1” da linguagem binária, que são interpretados imediatamente. Isso pode ser feito a distância e sem a necessidade de uma conexão física entre os aparelhos.

A marinha Norte-Americana, está realizando várias pesquisas já que tem grande interesse na tecnologia, uma vez que a comunicação pode ondas sonoras embaixo da água é muito lenta e, por ondas eletromagnéticas, é suscetível a muita interferência.

Assim, um submarino piscando para o outro à distância seria uma boa forma de se comunicar sem esses problemas. Obviamente, a transparência da água e outros fatores influenciariam nessa comunicação, mas isso poderia ser resolvido de alguma forma.

Também em testes realizados pela Alemanha, conseguiram velocidades de 500 Mbps a 2 metros de distância, já a 20 metros, a velocidade caiu para 20 Mbps.

Um dos grandes problemas do Li-FI, além da criação de LEDS que pisquem em alta velocidade, é a forma como a luz se porta em um ambiente aberto, como ela não tendo algo para ter reflexão, haverá muita interferência do ambiente, com isso causando uma grande perca de velocidade. Entretanto a tecnologia não deixa de ser promissora, pelo fato de não interferir na transmissão de dados via ondas eletromagnéticas. Fora isso, o espectro da luz visível chega a ser 10 mil vezes maior que o eletromagnético.

Será que em algum futuro não tão distante assim, teremos a Internet somente por transmissão direta de Luz?

Via Tecmundo