Conheça os diferentes tipos de Dragões

Tipos de Dragões

Dragon 1

Você já deve conhecer diversos tipos de dragões, mas será que conhece todos? Conheça os diferentes tipos de Dragões e como suas lendas surgiram.

Dragões são um grupo de criaturas mitológicas imensamente diversificadas. Nós os conhecemos quando os vimos, mesmo quando parecem diferentes. O que nós podemos não saber é que existem nomes para todos eles.

+LEIA MAIS: SQUARE ENIX NA E3 2021: VEJA TUDO QUE ROLOU NO EVENTO!

De acordo com os antigos Gregos, os dragões originais eram criaturas em forma de serpentes com uma cabeça pesada, em alguns casos, eles possuíam mais de uma cabeça. A própria palavra dragão é derivada das palavras grega drakein e derkomai, que significa “ver claramente”. São os gregos que também nos deram a primeira ideia de um dragão ganancioso guardando um tesouro escondido. O dragão de Hespéria, o dragão de Cólquida, e o dragão Ismenius cada um guardava os tesouros do antigo mundo. Os dragões gregos também eram criaturas nobres, e alguns deles serviram ao lado da deusa Demeter e a feiticeira Medeia.

Entretanto não existe somente uma espécie de Dragão, mas sim várias, conheça algumas delas.

A Hydra é um dragão de várias cabeças. A mais famosa talvez foi a que deu o nome ao seu grupo, a Hydra, um dragão de nove cabeças que iria regenerar duas cabeças para cada uma removida e foi eventualmente morta por Héracles (Hercules na mitologia romana).

Dragon2
Um tipo que pode ser considerado um Wyvern

Um Wyrm (que também pode ser chamado de worm, ou vurm), é um tipo de dragão que geralmente aparece na mitologia britânica e nórdica. Esses dragões não têm pernas ou braços, somente o longo e escamoso corpo de serpente. Geralmente possuem sopro venenoso e a habilidade de regenerar ou reatar pedaços dos seus corpos que foram cortados.

O Wyvern é um tipo de dragão que é visto geralmente em brasões e como parte da bandeira das famílias. Esses dragões têm somente duas pernas e uma longa cauda de serpente que eles às vezes usam para apoiar seus corpos. Eles também são geralmente – mas nem sempre – retratados com asas.

Monstros marinhos são também considerados um tipo de dragão. Estas criaturas aquáticas obviamente compartilham muitas características física e psicológica dos seus primos que vivem em terra firme.

Tipos de Dragões 2
O Monstro do lago Ness poderia ser real?

De acordo com os gregos, o clássico, dragão reptiliano evoluiu de um diferente tipo de dragão. Meio mulher e meio reptiliano a deusa da agua Ceto deu origem a outros como ela, como Equidna. Equidna, por sua vez, deu origem a alguns dos primeiros “verdadeiros” dragões da mitologia.

O interessante é pensar que a ideia relativamente moderna do dragão foi desenvolvida por talvez a menos típica forma draconiana de todos os dragões gregos, a Quimera. Com sua longa cauda de serpente, foi considerada um dos diferentes tipos de dragões, mas nós raramente pensamos que uma criatura meio leão e meio cabra faça parte do tipo draconiano. Mais tarde, uma pintura medieval de São Jorge e seu famoso dragão foi baseada em uma retratação de uma Quimera na arte grega.

A típica imagem que muitas pessoas têm sobre um dragão. Com suas quatro patas, asas e habilidade de soprar fogo foi atualmente uma construção muito mais posterior do que dragões como wyvern e wyrm, e ao que se pensam foram desenvolvidos pelos romanos baseados nas criaturas que vieram anteriormente.

Tipos de Dragões
Shen Long – Dragão Chinês que controla os ventos e as colheitas, também aparece em Dragon Ball!

Em contrapartida os dragões em forma de serpentes da mitologia oriental são muito diferentes dos dragões ocidentais. Esses dragões são tipicamente figuras da criação e continuação do mundo em que nós conhecemos, e são quase sempre criaturas mais benevolentes que controlam a água e são geralmente ligadas com o poder da luz, céu e o Yin-Yang.

Além disso, Dragões já apareceram em vários filmes, desenhos e animes, assim sendo “membros” marcantes de nossa cultura.  E por serem tão fascinantes os dragões sobreviveram além dos tempos, sendo criaturas mitológicas ou não.

E você, acha que faltou algum tipo de Dragão? Ou ainda ficou confuso como os dragões surgiram? Comente!

Traduzido por Fernando Pereira
Via Knowledge Nuts