Vírus de 30000 anos renasce e pode indicar risco a vida humana

e-coli-streptococci1

Notícia um pouco atrasada, mas ainda em tempo. Há poucos dias aconteceu o despertar de um vírus gigante, há 30 mil anos adormecido na tundra congelada da Sibéria. Há descoberta foi realizada por cientistas russos. A descoberta indica que o derretimento do solo congelado russo devido ao aquecimento global pode fazer com que mais vírus, perigosos para humanos e outros animais, também acordem. #Será?

Descrito pela revista científica PNAS, o organismo recém-descoberto não prejudica humanos – ele contamina apenas amebas. Mas o problema é que esse “renascimento” mostra que outros vírus infecciosos em diferentes períodos também podem voltar à vida.

De acordo com o autor do estudo, o microbiólogo Jean-Michel Claverie, da Universidade de Aix-Marseille, na França.  “Sabemos que esses vírus não perigosos estão vivos ali, o que nos diz que provavelmente tipos perigosos, que podem infectar humanos e animais e que achávamos que haviam desaparecido da superfície da Terra, na verdade estão presentes, e provavelmente viáveis, no solo”, disse Cleverie.

Agora o próximo passo é analisar algumas amostras e ver se realmente existe algum vírus perigoso para nós. E torcer para que mais nenhum vírus saia do gelo!

Via Super Interessante