Curiosidades sobre o Cubo Mágico

cubo mágico2

Com toda certeza, você já deve ter visto um Cubo Mágico em sua vida certo? Se você não viu o Cubo Mágico, ele é um brinquedo com 6 lados, em formato de Cubo (Ah… Certeza cara? Não é um triângulo?) e seu objetivo é deixar todos os lados somente com uma cor. Parece que não é muito difícil olhando por esse lado não?

O cubo mágico foi inventado em 1974, por um húngaro chamado Erno Rubik. E também por isso o quebra-cabeças tridimensional também é chamado de cubo de Rubik. O próprio criador do cubo demorou cerca de 1 mês para conseguir solucionar o cubo.

O Cubo tem 36 quadrados permitindo mais de 43.252.003.274.489.856.000 combinações diferentes.  São muitas combinações para um cubo mágico.

CUBO-M1

Aliás,você sabia que o número de Deus está atrelado ao Cubo Mágico? O número de Deus é a menor quantidade possível de vezes a solucionar o cubo mágico, o Matemático Morwen Thistlethwaite conseguiu resolver o mistério em 52 movimentos em 1980. E dese então esses números vem diminuindo cada vez mais, sendo agora o cubo podendo ser resolvido em 20 movimentos para qualquer combinação! O que está abaixo, mostra ele sendo solucionado em 13!

Você Sabia

– O cubo mágico tem várias versões, sendo a versão 3x3x3 a mais comum, composta por 54 faces e 6 cores diferentes. Existem ainda outras versões, menos conhecidas, que são a 2x2x2, 4x4x4 e a 5x5x5. Haja combinações!

– Sabia que existem cubos mágicos adaptados para daltônicos e cegos? Para os primeiros, o cubo vem com os nomes das cores escritos em cada peça. Já no caso dos deficientes visuais, ele vem com as cores escritas em Braille!

– O recorde do maior número de pessoas a resolver o enigma do cubo colorido, ao mesmo tempo, pertence a 96 habitantes de Santa Ana, na Califórnia, nos Estados Unidos.

– Em janeiro de 2001, o australiano Feliks Zemdegs bateu o recorde mundial de menor tempo para resolução do cubo mágico, em apenas 5.66 segundos. Confira:

Além das variantes de 4x4x4, você sabia que existem Poliedros Mágicos como estes aqui:

120_big megaminx5

 

E você tem mais alguma curiosidade sobre o Cubo Mágico? Comente!

Via Wikipedia, Fatos desconhecidos, Curiosidades do Mundo