E se todos chineses pulassem ao mesmo tempo?

china-dragon_1795137b
Dragão Chinês

Existem vários sites americanos cujo o único objetivo é fazer com que todos os chineses pulem ao mesmo tempo, nesses sites há hora marcada para ocorrer… Obviamente não vai acontecer.
Mas a ideia é bem interessante, e se todos os chineses pulassem ao mesmo tempo? O que aconteceria?

Vamos analisar, existem aproximadamente  1.366.149.111 chineses no mundo, supondo que o peso médio da população chinesa seja de 75Kg, então no total temos na China hoje em dia mais ou menos 102.461.183.325Kg se somarmos o peso de todos.

Há varias especulações sobre o que aconteceria se os chineses pulassem todos ao mesmo tempo,  a maioria das pessoas acham que a terra sairia do eixo, mas seria mesmo verdade?

Bom, vamos aos fatos:

Imagine que você está em sua casa e está querendo fazer toda sua família pular ao mesmo tempo, você até consegue fazer com que eles praticamente pulem ao mesmo tempo, mas, não estamos analisando a saída do chão, mas sim quando retornamos ao chão, se em uma família de 4 pessoas já é preciso algumas tentativas para fazer todos tocarem o chão praticamente no mesmo tempo, imagina uma nação inteira!
Mas sejamos fantasiosos e digamos que venha a acontecer, o impacto não será concentrado e um único ponto porque seria impossível colocar todas essas pessoas no mesmo metro quadrado e se forem colocadas em uma área onde possam todas ficar bem apertadas (tipo no trem em horário de pico) ai o impacto voltaria a ser disperso demais para causar algum efeito.

 

Então na hipótese  mais absurda de todas onde todos pulariam de maneira extremamente sincronizada e toda a foça fosse localizada em um ponto… Bom…  antes de qualquer coisa, vamos comparar as massas:

Massa  de todos chineses somados: 102.461.183.325Kg

Massa da Terra: 5.972.000.000.000.000.000.000.000Kg

A massa da Terra é aproximadamente 59.000.000.000.000 vezes maior que a massa de todos os chineses juntos, sei que ainda á quem diga “mas poxa, mesmo assim deve dar alguma diferença, talvez mesmo com a diferença de 59.000.000.000.000 vezes ainda pode ter algum efeito” .

Então para aniquilar de vez qualquer dúvida, vamos pensar em uma escala mais reduzida: um colega seu joga uma formiga saúva na sua barriga com toda a força que ele tem, vai te causar algum dano? Não! Estima-se que uma formiga saúva pese 0,01 gramas, se você tiver 75Kg então você tem 7.500.000 vezes mais massa que a formiga. Entende agora como é absurda a ideia de tentar deslocar a terra do eixo pulando? Se ainda assim tem alguma duvida, pense desta maneira: no dia a dia toda a humanidade está em constante movimento e ao andar transferimos uma pequena quantidade de força para a Terra e nada de mais acontece.

É por isso, que não acontece nada se todos os chineses ou pessoas pularem ao mesmo tempo. Mas se você jogar uma formiga Saúva em seu amigo, quem sabe ele não fique muito bravo com você 😀