Descoberto novo planeta que pode abrigar vida e tem o “mesmo” tamanho da Terra

Kepler
Foto: NASA/Ames/JPL-Caltech

A Agência Espacial Americana (NASA) anunciou hoje a descoberta do Kepler-186f, um planeta mais ou menos do tamanho da Terra. O interessante é que o planeta pode ter condições de vida quase iguais da Terra.

No Kepler-186f, um ano dura 130 dias. O novo planeta gira em torno de uma estrela chamada Kepler-186, na constelação de Cisne, a 490 anos-luz da Terra (São mais ou menos 4,9 quatrilhões de KMS de distância 😀 ). A Kepler-186 é uma anã vermelha, e por ser uma anã, ela tem menos da metade da massa do Sol, e o interessante é  que existe outros veículos que orbitam sua órbita. Mas não há indícios de vida em nenhum deles, porque estão bem perto da estrela, onde é quente demais.

A parte bacana, é que o Kleper186f, pode ser realmente rochoso e manter as mesmas condições, já que o planeta está “mais ou menos” longe de sua estrela e é somente 10% maior que a Terra.

O problema será conseguir novas informações sobre o planeta, já que de acordo com  a astrônoma Elisa Quintana, vai ser bem difícil conseguir mais detalhes sobre o novo planeta “A luz da estrela é muito fraca para novos estudos, mesmo com grandes telescópios de última geração”.

Mas quem sabe isso não seja o começo? Agora só falta arranjar uma maneira de viajar 5 quatrilhões de quilômetros em alguns meses 😀

Via SuperInteressante, Space