Evolução Tecnológica?

evhumana3-size-598

Todos, com certeza, já se pegaram pensando sobre onde vai parar a constante evolução tecnológica a qual vivenciamos o que conseguirei presenciar e o que o homem será capaz de inventar em um futuro distante.

É, esse é um assunto que poderia ser debatido e oferecido várias ideias de novas tecnologias que poderiam vir a existir, porém esse não é o intuito dessa matéria, iremos para o outro lado da história, a evolução do homem e não da máquina, sim, quem  pode afirmar que estamos perfeitamente concluídos?  Se somos tão exigentes na busca por melhorias, aperfeiçoamentos, comodidade e utilidades, porque Deus estaria satisfeito com o Homo Sapiens? Vamos aos fatos:

Nossa origem é o Ramapitheco, ser que habitou a terra a aproximadamente 14 milhões de anos atrás, considerado o mais antigo ancestral do homem, sua evolução resultou no Australopitheco, porém tal evolução demorou 11 milhões de anos para ocorrer, pois tal ser viveu em nosso planeta há 3 milhões de anos, tudo aproximadamente é claro, nesse momento, você, leitor, já se pergunta: Quais evoluções tecnológicas existirão daqui a 11 milhões de anos? Pois é cruel essa dúvida, pior ainda é pensar que na época das evoluções mencionadas a briga era pra descobrir o fogo.

homersapien3

A próxima evolução é o Homo habilis, esse sim vai surpreender a todos, demorou apenas 1 milhão de anos para evoluir do Australopitheco, quase nada, vamos ser sinceros em um milhão de anos teríamos quais evoluções tecnológicas? Carro indo pra lua, com rodovia, pedágio e Frango Assado? Computador que, assim como Transformers, se molda pra celular, carro, tablet, etc..? Que seja, como já dito, o objetivo da matéria não é falar da evolução tecnológica.

As próximas evoluções foram Homo erectus, viveu há 1,6 milhões de anos atrás, portanto demorou apenas 400 mil anos para evoluir, após o Homo erectus veio o Homem de Neanderthal, o qual demorou 1,45 milhões de anos para surgir e habitou nosso solo há 150 mil anos atrás, provavelmente entre a evolução do Homo erectus e o Homem de Neanderthal finalmente houve a descoberta do fogo, IMPRESSIONANTE.

neanderthal04

Finalmente, 115 anos após o surgimento do Homem de Neanderthal, nossa raça evoluiu novamente e chegou ao que somos hoje em dia, o Homem, ou melhor, Homo Sapiens, cientificamente falando. Portanto somos exatamente assim já há aproximadamente 35 mil anos, inventamos tudo o que de mais moderno existe, nos intitulamos de “SEM LIMITES”, mas o que de fato podemos pensar é o que nos leva a crer que estamos perfeitos? Porque temos certeza que não evoluiremos mais? Acredito que nos auto rotularmos como sem limites não seja arrogância, mas nos considerarmos perfeito seja o mais profundo egoísmo de todos.

Portanto, assim como todos concordam que a evolução do software foi mais rápida que a evolução do hardware, podemos pensar que a evolução tecnológica foi mais rápida que a evolução humana, hipoteticamente pensando que isso fosse verdade, teremos outro leque de pensamentos, tais como: O que nos tornaríamos?

evolucao-tecnologica-13

Quais nossas novas capacidades? Até onde iríamos? Apenas para efeito, há 40 anos o homem realizava a primeira ligação no celular, com certeza absoluta sem nunca imaginar no que se transformaria o celular 40 anos depois, portanto se Homo Sapiens que somos, em apenas 40 anos evoluímos tantos, onde estaremos daqui mais 14 milhões de anos, melhor ainda, como estaremos?

*Texto por Reinaldo Ribeiro