Hoje é o Dia nacional da Matemática – Conheça algumas curiosidades bacanas sobre a Matemática!

Ábaco, a primeira calculadora!
Ábaco, a primeira calculadora!
Ábaco, a primeira calculadora!

Hoje é um dia de muita felicidade e alegria! É o Dia Nacional da Matemática! Em comemoração a este dia mágico, conheça algumas curiosidades interessantes sobre a Matemática.

Qual foi a primeira calculadora do mundo?

Podemos considerar o Ábaco como a primeira calculadora efetiva, inventado na Mesopotânia, ajudou a desenvolver cálculos complicados de uma maneira muito mais rápida. Também pode ser considerado a Pascalina pode ser considerada aprimeira calculadora mecânica. Criada por Blaise Pascal em 1642, ela já conseguia armazenar dados na época.

pascalinecores3
Pascalina

De onde surgiu a palavra algarismo?

A palavra “algarismo” tem sua origem no nome do famoso matemático Al-Khwarizmi. Al-Khwarizmi ficou conhecido por abrir uma nova era da matemática e foi criador do livro da Restauração e do Balanceamento.Também foi do seu nome qu surgiu a palavra logaritmo

Quem é o matemático conhecido como “Príncipe da Matemática”?

Johann Carl Friedrich Gauss,  mudou a forma de como vemos a Matemática hoje, a lei de Gauss vem exatamente do nome dele. A nível de conhecimento, Gauss está ao lado de Arquimedes e Newton como um dos três gênios da matemática de todos os tempos.

Porque comemoramos o Dia da Matemática hoje?

Por causa de Júlio César de Melo e Sousa , também conhecido como Malba Tahan, foi um dos maiores matemáticos brasileiros , e ajudou a divulgar a matemática no Brasil.

E você tem mais alguma curiosidade sobre a Matemática? Não deixe de comentar!

Texto baseado no desafio realizado pelo meu professor de Matemática. E que não irei concluir a tempo hehe