VY Canis Majoris a estrela gigante.

VY Canis Majoris

 

VY Canis Majoris é uma das maiores estrelas conhecidas pelo homem (considerando o raio, porém há controversas pois geralmente é difícil medir o tamanho de estrelas muito distantes). Esta estrela Hiper Gigante Vermelha, pode ser encontrada na constelação Canis Major.

Hiper gigantes são as mais maciças e luminosas das estrelas. Como tal, elas emitem energia em um ritmo muito rápido. Assim, hiper gigantes duram apenas alguns milhões de anos. Comparando isso com astros como o Sol e similares que podem se manter queimando por até 10 bilhões de anos, parece realmente muito pouco tempo.

VY Canis Majoris está a cerca de 3.900 anos-luz da Terra. Este valor, no entanto, é apenas uma estimativa , pois ela está muito longe para o paralaxe ser usado. Paralaxe é o método mais comum para medir distâncias estelares. Na verdade, é um tipo especial de triangulação, isto é, semelhante ao usado pelos engenheiros que fazem uso de ângulos e de uma base de referência fixa.

Comparação com o nosso Sol
Notamos que uma estrela é muito velha assim como a Canis Majoris pela sua tonalidade avermelhada.

 

A nebulosa em torno de VY Canis Majoris VY Canis Majoris é cercada por uma extensa nebulosa que mostra condensações que foram tomadas como estrelas companheiras e que tem sido amplamente estudada com o auxílio do telescópio espacial Hubble, mostrando uma estrutura complexa, com filamentos e arcos causados por erupções passadas.

Aqui vemos uma comparação da estrela VY Canis Majoris com o nosso sol, notamos que ela é muito, muito grande, ela é  2.100  vezes maior que o sol em questão de Raio e em questão de volume ela chega a ser 1 Bilhão de vezes maior. Apesar de todo esse seu tamanho, ela tem apenas 2o vezes a massa solar, e ela está aproximadamente  4.000 Anos-Luz

Será que existe uma estrela maior que a  Canis Majoris próximo de nosso sistema solar? 

 

Via Ciência e tecnologia