Cientistas criam a maior simulação do Universo

illustris

Você já parou para pensar como foi quando teve o Big Bang? O que a grande explosão gerou e como gerou? Talvez muitas dessas dúvidas possam ser sanadas. Com a maior simulação do universo já criada, você pode conferir como foi o início do universo, desde o começo de tudo até agora.

Liderados por Mark Vogelsberger, do Centro Harvard-Smithsonian de Astrofísica, pesquisadores criaram um sistema chamado Illustris, que simula um pedaço do universo em forma de cubo, com 350 milhões de anos-luz em cada lado.

O mais impressionante que a simulação usa 12 bilhões de pixels 3D para mostrar a evolução da matéria normal e escura.


Em inglês*

O Illustris levou cinco anos para ser desenvolvido, e exigiu 8.000 processadores em execução por três meses. “Até agora, nenhuma simulação foi capaz de reproduzir o universo em pequena e grande escala simultaneamente”, diz Vogelsberger.

Telescópios como o Hubble não podem nos mostrar como eram as galáxias distantes, afinal elas estão a milhões (ou bilhões) de anos-luz de distância. Mas o Illustris permite que os pesquisadores vejam como seriam essas galáxias em vários pontos no tempo. “O Illustris é como uma máquina do tempo. Nós podemos ir para a frente e para trás no tempo. Nós podemos pausar a simulação e dar zoom em uma só galáxia, ou aglomerado de galáxias, para ver o que está acontecendo nela”, diz o coautor Shy Genel.
Se você quiser, pode dar uma olhada em todas as imagens do Illustris aqui. De qualquer maneira, é feito inacreditável! E você o que achou da simulação?

Via Gizmodo