Apenas um Show – uma viagem aos anos 80

tumblr_n25g3y9ng51tu1j3mo1_1280.png
E no dia  6 de Setembro de 2010 estreava no Cartoon Network o que seria uma viagem ao anos 80 e 90 em um único desenho, Apenas um Show. Se você acha que tudo que eu coloquei nesse primeiro paragrafo é mentira então se prepare para conhecer o lado mais bacanudo de Apenas um Show. Sente na frente do seu pc, notebook, tablet e vamos a matéria.

PS: Antes de comentar, seja uma pessoa batuta e leia por favor a matéria até o fim.  THANKS

O COMEÇO DA BAGAÇA (Sempre tem o nome Disney envolvido)

first-mover-jg-quintel-hed-2013

J. G. Quintel estudou na faculdade da Califórnia Institute of the Arts também conhecido como CalArts criada por Walt Disney em 1960. CalArts proporciona um ambiente colaborativo para uma diversidade de artistas. Os alunos são livres para desenvolver o seu próprio trabalho (sobre a qual eles mantêm o controle e copyright).  Nesse tempo em 2005 lançou alguns curtas de faculdade com muitos dos personagens da serie atual (Pairolito foi o primeiro, por isso ele é tão velho no desenho… é uma piada de produção), o primeiro chamado de The Naïve Man from Lolliland (2005)  e 2 in the AM PM (2006) que também entraram no canal da Frederator Studios no Youtube (muito antes do desenho fazer sucesso). Ambos originaram-se como parte de um jogo chamado “filmes em 48 horas”, em que os alunos colocam palavras em um chapéu, tiram uma palavra à meia-noite e passam um fim de semana desenvolvendo idéias para um filme (bem parecido com um Global Game Jam). No seu grupo de amigos de curso estavam Pendleton Ward (preciso dizer o que ele criou?) e Van Orman Thurop (As trapalhadas de Flap Jack).

Ao ser convidado a participar do Cartoonstitute, projeto do Cartoon Network que permitiu a jovens artistas  criar programas piloto, que eventualmente poderiam ter continuidade na grade como serie fixa da programação.  Quintel então levou o projeto piloto para sua apresentação, obvio que tudo que já havia feito antes inseriu mais alguns novos personagens e “KABUM”, sua apresentação foi um sucesso enorme.  Mordecai é dublado pelo próprio Quintel e é uma representação de seu criador nos tempos de faculdade,  já Rigby foi criado aleatoriamente depois de Quintel desenhar um guaxinim. Ele gostou tanto do que tinha feito que dai desenvolveu a personalidade e etc.
tumblr_n273np39Tf1sarqg1o3_1280
    Apenas um Show se tornou um sucesso instantâneo. Sua primeira e segunda temporadas, com transmissão na segunda-feira à noite, classificada como número um no seu horário de acordo com a Nielsen Media Research, a estreia do piloto foi assistida por 2.097.000 telespectadores nos Estados Unidos.  No Brasil após vários meses de espera sua estreia foi programada para 11 de agosto de 2011, às 21:00 pelo Cartoon Network. Ao contrário de todas as animações originais do Cartoon Network exibidos no Brasil, Apenas um Show foi um dos poucos desenhos do Cartoon Network a receber a classificação 12 anos, Hora de Aventura e MAD são outros que também receberam esta classificação, embora mais tarde esta tenha sido reduzida para 10 anos mediante censura.

DE VOLTA AOS ANOS 80

tumblr_n1zqzmnfyC1r1629no1_500
Se você é um fã e não percebeu ainda, Apenas um Show se passa no final dos anos 80 onde vídeo-games caseiros tinham jogos de poucos bits (nintendinho, atari). O point da turma nos fins de semana eram os Arcades (Fliperamas), onde o todos se reuniam para bater recordes, competir com amigos em jogos de luta (eu vivia tomando coça em Street Fighter 2). Você ter um record inquebrável no Arcade te dava o sobrenome de fodão nas sua rua (Veja o primeiro episódio de Todo Mundo Odeia o Chris, onde Doc é apresentado e você verá o que eu estou falando).

A moda também era algo único (que eu mesmo achava muito brega), calças encostando nas tetas, roupas coloridas a la Tiririca, jaquetas de couro, Jeans e tênis acompanhada de um bom óculos escuro (ao estilo Ramones de ser). O cabelo de mullet, espetado, comprido assanhado era o que fazia a cabeça de muitos naquela época. Emfim, tudo o que citei são algumas das coisas que se vê em Apenas um Show. Além da moda, cultura ainda há muita referencia à músicas e filmes que eram tops nos anos 80. O bonequinho de luta livre mostrado no primeiro episódio de Apenas um show (O poder)  é uma enorme referencia ao ícone da luta livre nos anos 80, Hulk Hogan.

Hulk Hogan chegou ao auge de sua carreira como Wrestler em 80 quando entrou na WWE (que tinha o nome de WWF). Tornando-se herói nacional das crianças e dos adultos por levar o lema do bom americano de lutar por seus ideais, pela justiça e nunca  desistir perante seus inimigos. Hulk Hogan chegou até mesmo a ter uma luta contra Rocky Balboa em Rocky 3 (que eu achei desonesta por sinal, já que Rocky era o nome do filme). Hulk Hogan era tão famoso e singular quanto John Cena e Undertaker (que estava estreando na WWE em 91 no Wrestlemania 7).

01 - The Power.avi_snapshot_00.20_[2014.03.30_15.31.38]

No episódio especial de Halloween temos um conto sobre Percy, o bonequinho de Paiolito. Percy é um bonequinho psicótico com carinha amigável que é outra referencia a um clássico dos anos 80… Chucky o brinquedo assassino.

Creepy_Doll_004CHUCKY-WANTS-TO-SMACK-YOU-horror-movies-33913847-1024-576

Child’s Play ou Brinquedo Assassino (ou Chuckie – O Boneco Diabólico em Portugual) estreou no cinema em 88. O filme conta a história de Andy que ganha um bonequinho do Good Guy, mas esse não é um bonequinho qualquer nele habita o espirito de um assassino serial chamado Charles Lee Ray que ao tomar um tiro da policia, transfere sua alma para o corpo de um boneco. Um  fato interessante é que por incrível que pareça, o bonequinho existia de verdade antes do filme e após o lançamento do filme a empresa A Play Pal Toys faliu com a lenda de que a alma de Charles Lee Ray (o assassino que possuiu o corpo do boneco) estivesse em um dos brinquedos. Dois anos após o lançamento do filme tentaram de novo vender o bendito boneco mas ninguém comprou, uma nova tentativa se deu 8 anos depois e adivinhem só….. fracassaram de novo.  Chucky até hoje é um dos ícones do cinema de terror acompanhado de Freddy Krueger, Jason, Michael Myers, Leatherface entre outros.

Deer_man_2 friday_the_13th___jason_voorhees_by_tomzj1-d57p1b8

Um outro personagem se faz presente em Apenas um Show. No episódio “Acampar pode ser legal”, Mordecai e seus amigos vão acampar em uma área proibida da floresta e acabam sendo perseguidos por um homem-cervo, um caçador implacável que aniquila suas vítimas.

Pelo episódio o Homem-cervo corre mais rápido do que um carro e é indestrutível…. aparentemente.  Com essa é uma referencia a um outro clássico dos terror, Sexta-Feira 13 com Jason Vorhees. Em todos os filmes da franquia alguém inventa de passar um final de semana no acampamento de Crystal Lake, mesmo sabendo que é um local proibido (depois de vários filmes da franquia, a lenda de Jason na cidade ficou conhecida e mesmo assim inúmeros animais de teta vão pra lá pra morrer) e é ai que Jason surge impedido que vários jovens acasalem, curtam e vivam suas vidas intensamente. Jason é uma máquina implacável, você pode fugir de carro atravessando uma floresta e deixar Jason pra trás mas, ele vai aparecer na sua frente do outro lado da floresta (teletransporte de Goku).

O fato interessante é que o Homem-Cervo foi dublado originalmente por  Robert Englund, o ator que interpretava Freddy Krueger na franquia original.

SweetRide delorean-back-future-1024x675

No episódio “Saltitão contra Tecnologia”  (um dos meus favoritos), o Personagem Techmo dirige um  DeLorean. Pera, você não sabe o que é um  DeLorean? O  DeLorean era a maquina do tempo do Doutor Brown da serie de filmes clássicos “De Volta para o Futuro”.
De Volta para o Futuro estreou nos cinemas em 85 e foi dirigido por um dos meus diretores favoritos (pena ele ter perdido a mão) Robert Zemeckis (diretor de Forrest Gump, Uma cilada para Roger Rabbit, Naufrago, A Lenda de Beowolf e Expresso Polar), o filme está na lista dos 50 melhores filmes de Hollywood e até foi citado no discurso do até então Presidente O Presidente Ronald Reagan, um fã do filme que se referiu a ele em seu discurso sobre o Estado da União de 1986, dizendo “Nunca houve um período mais excitante para se viver, um período de maravilhas estimulantes e realizações heroicas. Como eles dizem no filme Back to the Future, ‘Para onde vamos, não precisamos de estradas'”.

Quando ele viu pela primeira vez a piada sobre ele ser o Presidente dos Estados Unidos, Reagan fez o projecionista do cinema parar o filme, rebobiná-lo, e exibir a cena novamente.

Warlock_RS_Fortune_Cookie
LO-PAN

E vamos a mais uma das referencias, no episódio “Biscoito da Sorte“, Rigby rouba a mensagem do biscoito da sorte de Benson e nisso o coitado tem uma maré de azar. Nele o bruxo mostrado é uma referencia clara a Lo Pan. Espera, você não sabe quem é Lo Pan? Lo Pan era o feiticeiro chinês ultra-mega poderoso do filme Os Aventureiros do Bairro Proibido. Os Aventureiros do Bairro Proibido (ou As aventuras de Jack Burton nas garras do Mandarin em Portugal) teve sua estreia em 86 e era um clássico da sessão da tarde.

O filme conta a história do caminhoneiro Jack Burton e seu amigo Wang Chi que têm suas namoradas sequestradas. Com isso eles precisam invadir o submundo sobrenatural de Chinatown para resgatá-las, alem de enfrentar o terrível e misterioso feiticeiro Lo Pan. Lo Pan é uma especie de Mandarin (vilão clássico da Marvel e por infeliz desgraça não apareceu em Homem de Ferro 3) do qual precisa de sangue humano de uma mulher para se tornar vivo.  James Wong (dublador do pai de Po em Kung fu Panda) interpreta esse memorável personagem.

O filme que foi dirigido por John Carpenter é até hoje uma dos maiores clássicos dos anos 80, com seu estilo faroeste fantasy kung-fu e mesmo tendo sido um fracasso nos cinemas não deixou de ser um clássico graças ao VHS e a nossa sessão da tarde.  Mas as referencias aos Aventureiros do Bairro proibido não param por ai, no episodio Pete Festeiro, o próprio Pete explode de tanto beber refrigerante semelhante a morte de um dos três trovões (guardiões de Lo Pan).

DAT_CANT_BE_GOOD_FO_U

E porque esquecer do hino de rebeldia dos anos 80, as músicas. Sim We’re Not Gonna Take It da banda Twited Sister revolucionou os anos 80, assim como todo jovem queria ser um Michael Jackson de Thriler, os jovens headbangers tinham We’re Not Gonna Take It como hino a sua independência.

Adivinha em que episódio tem como foco principal essa música? Noite do Karaoke, nele Mordecai e Rigby se metem em enrascada devido um vídeo de uma apresentação em um karaoke.    We’re Not Gonna Take It  foi lançado em 84 chegando a 21º da Billboard no top 100.

Karaoke!

Acha que acabou, no mesmo episódio Paiolito canta Footloose, filme lançado em 84 que trazia Kevin Bacon no papel de Ren McCormick. O filme foi um sucesso mundial e virando um marco na história, recebendo duas indicações ao oscar.

Karaoke_Video_Screen_020

O episódio “Fim de Semana do Benson” é um dos melhores (Benson e Musculoso são os personagens que eu mais gosto), além de ter várias referencias a clássicos do Rock dos anos 70. Começando pelo título em inglês “Weekend at Benson’s”  que tem esse nome devido ao filme “Weekend at Bernie’s”, no Brasil conhecido como “Um morto muito louco” de 89″.

 

 

Weekend_at_Benson's_Screen_018

maxresdefault

 

Bernie Lomax é assassinado por envenenamento no final de semana em que dois empregados seus são convidados a passar um fim de semana com ele, com medo de que o mesmo acontecesse com eles, Larry Wilson e Richard Parker decidem convencer a todos de que Bernie ainda está vivo (semelhante ao episódio de Apenas um Show).

No episódio ainda temos um vídeo clip psicodélico envolvendo Mordecai, Rigby e Benson após tomar um drinque chamado de Rainha do Mississipi. Mississipi Queen foi um clássico do Rock dos anos 70 da banda Mountain. O interessante é que em 85 ela foi regravada pela banda W.A.S.P. no disco The Last Command (tudo sempre acaba nos anos 80 nesse desenho). 

Muitas outras referencias eu consegui encontrar sempre que vejo esse monstruoso desenho. Já encontrei referencia ao filme “Brancos não sabem enterrar”, ” uma Noite alucinante” e tantos outros mas…. isso é assunto para uma outra matéria. Espero que todos tenham curtido e deixo aqui mais um vídeo em lembrança a todos os ícones dos anos 80 citados nessa matéria.  no comercial desse ano do RadioShack no Superbowl, foi reunido todas as figuras icônicas dos anos 80 como Hulk Hogan, Alf, Twisted Sister, Jason Voorhees, Chucky e tantos outros. Deixo aqui esse comercial super-massa em respeito a melhor década de todas.

QUE A FORÇA ESTEJA COM TODOS E até a próxima.

Fernalf Santos

tumblr_n30c88Simv1ssbfj5o1_500