China proíbe a utilização de Windows 8 em computadores do governo | Linux poderá se tornar o novo S.O padrão.

Caixas-Windows-8.1

 

Como todos sabemos em Abril, a Microsoft encerrou  o suporte oficial ao Windows XP: ou seja, a empresa não vai corrigir falhas de segurança nem fornecer atualizações (Tirando a que saiu do IE, esses últimos tempos, não tem mais). Isso atingiu em especial a China, onde mais da metade dos PCs ainda roda o sistema lançado em 2001.

Para evitar esse problema novamente, o país resolveu agir de forma diferente. Todos os computadores do governo terão o sistema Linux ao invés do Windows 8.

Segundo a agência estatal Xinhua, o Centro de Compras do Governo declarou que todos os desktops, laptops e tablet PCs adquiridos por órgãos públicos deverão rodar um sistema que não seja o Windows 8.

Existem diversas variantes chinesas do Linux, como o KylinOS e StartOS, mas elas ainda não se tornaram populares. O esforço mais famoso, o Red Flag Linux, foi abandonado no início deste ano. Ou seja, por enquanto não tem sistema operacional compatíveis aos computadores do governo chinês.

A Microsoft não comenta o caso, mas informa em seu site que o suporte estendido ao Windows 8 – com hotfixes e atualizações de segurança – só acabará no início de 2023. Mas a China já declarou sua intenção de desenvolver um OS nacional, baseado em Linux, que deve avançar mais rápido após esta medida.

A restrição só vale para computadores novos do governo: PCs antigos não precisarão trocar de sistema, e usuários domésticos e empresariais não serão afetados, pelo menos por enquanto.

Isso é um sinal de que a China, pouco a pouco, quer evitar que uma empresa estrangeira controle o suporte e a segurança de um OS amplamente utilizado no país. E pode até ajudar o Linux a se desenvolver muito esse ano. E talvez, fazer um novo sistema único em toda a China D:

Via Gizmodo