A diferença entre jogadores japoneses e americanos (será que dá pra comparar com brasileiros?)

japan8_lsp

Existe um post no reddit bem interessante (clique aqui para ver) sobre a diferença entre jogadores japoneses e os americanos em FFXIV. A verdade é que dá pra servir como analogia aos brasileiros também, visto que começamos jogando MMO com os americanos, logo, é normal que tenhamos várias semelhanças (sim, não é só no Brasil que tem os HUEHUEHUE, a gente só ganhou a fama, mas tem americano pior). Veja um trecho (não traduzido de fato, apenas parafraseado):

Entretanto a grande diferença entre jogadores do Japão e dos Estados Unidos é que no Japão você raramente vê o que é conhecido como shijichu (指示厨) entre os jogadores japoneses. Shijichu não é sempre favorável. “Shijichu” é uma gíria da internet japonesa que não existe na língua. Basicamente significa “ser pueril (infantil) e dizer aos outros jogadores o que fazer”. Jogadores americanos gostaram de dar conselhos não solicitados como “Pare de usar isso, pare de fazer isso”. Isto é considerado Shijichu.

Jogadores japoneses geralmente permitem que você faça o que quiser (inclusive se você entrou no grupo como uma função e exerce outra). Eles não julgam suas escolhas ou erros a menos que algo de errado aconteça e o grupo comece a sofrer com wipes. Mesmo que eles peçam algo, eles fazem em uma única sentença e não ficam chateando como os jogadores americanos. Existem casos (nnao é a regra) em que japoneses tem agido como shijichu,comigo, mas basta que eu mande um “shijichu ka?” (você está sendo shijichu?) que eles caem na real.

O post é muito interessante, existem comentários bem legais de ler que também valem a pena. Em particular tem um comentário de um jogador chinês comparando os dois lados:

Jogadores americanos são free style. Eles não te dão uma experiência de jogo proveitosa constantemente. Mas a diversidade em si faz com que jogar com eles seja muito divertido. E eles tem a mente mais aberta e desejam compartilhar conhecimentos que torna mais fácil para jogadores estrangeiros fazer amigos no jogo.

É curioso que os jogadores americanos (pelo menos no Reddit) tenham ciúmes do modo japonês de jogar, porém, os americanos são considerados mais amigáveis, mesmo sendo mais inconsistentes. No Brasil eu ainda acho bem similar o modo brasileiro com o americano, talvez, menos paciente, visto que ainda estamos com uma grande parte do público mais imatura (também não é uma regra). Em World of Warcraft, eu mesmo gosto muito de entrar em grupos da madrugada, os jogadores são mais amigáveis e tentam ensinar bons truques, sinto certa dificuldade quando jogo nos finais de semana durante a tarde. Talvez seja apenas impressão, talvez não. Qual sua opinião?

Fonte: O Vício
Autor: Hell Benders