Cientistas dos EUA usam uma rede milhares de vezes mais rápida do que a internet da sua casa

esnet

Ou não, tudo depende de quão rápida é sua Internet! Mas mesmo que você tenha uma internet ultra rápida, dificilmente você chegara a essa velocidade. A não ser que você tenha acesso à Energy Science Network, uma rede incrível que é 100 vezes mais veloz do que a Google Fiber.

Energy Sciente Network, ou ESnet, é supervisionada pelo Departamento de Energia dos EUA para uso em pesquisas. Cientistas que precisam de grandes conjuntos de dados, digamos, do Grande Colisor de Hádrons,NASA ou o Projeto Genoma Humano, podem ter acesso a ela.
Ou seja você precisaria ter um bom motivo para estar usando essa rede. Além de operar uma rede, escreve Klint Finley na Wired, “a ESnet é um teste para cientistas explorarem novas ideias antes de usá-las na internet comercial.”

Em novembro, a ESnet atingiu a velocidade mais rápida de ponta a ponta em transferência de dados em condições reais do mundo. A NASA enviou 91 gigabits por segundo de Denver, nos EUA, para o Goddard Space Flight Center em Maryland, também nos EUA.

A ESnet também busca meios para arquiteturas de rede avançadas. Como Flint explica, “pesquisadores usam a rede para explorar redes virtuais de circuitos chamados ‘Oscars‘, que podem ser usados para criar redes complexas sem mudanças grandes de hardware. E eles trabalham no que é conhecido como redes ‘DMZs‘, que podem atingir velocidades altíssimas com segurança sem a necessidade de firewalls tradicionais.

O diretor da ESnet diz que o objetivo final é uma conexão de rede de um terabit por segundo. Bem mais rápido do que nossas conexões domésticas.

Será que algum dia teremos uma conexão assim?

Via Gizmodo