Mais dois novos buracos gigantes apareceram na Sibéria

buraco-na-siberia-2

Você deve se lembrar do buraco gigante encontrado na Sibéria esses tempos atrás não? Então, agora apareceu mais dois buracos gigantes de acordo com o Siberian Times.

Eles são menores do que o primeiro – que tem 80 m de diâmetro e 60 m de profundidade – mas têm a mesma estrutura dele. Os cientistas ainda estão intrigados com a origem dessas formações.

Buraco de Antipayuta

buracos-siberia-1

Este buraco foi encontrado perto da aldeia de Antipayuta, no distrito de Taz. Ele tem um diâmetro de 15 m e também está na Península de Yamal, porém fica a algumas centenas de quilômetros do primeiro buraco.

Mikhail Lapsui, representante do parlamento regional, visitou a área de helicóptero:

Seu diâmetro é de cerca de 15 m. Também há terra na parte exterior, como se ela tivesse sido lançada por uma explosão subterrânea. De acordo com os moradores locais, o buraco se formou em 27 de setembro de 2013. Observadores dão várias versões: a primeira diz que inicialmente havia fumaça no local e, em seguida, houve um estouro brilhante. Na segunda versão, um corpo celeste caiu lá.

Buraco de NOSOK

buracos-siberia-2

 

Este funil foi encontrado por pastores perto da aldeia de Nosok, na região de Krasnoyarsk, a leste de Yamal. Ele tem 4 m de diâmetro e uma profundidade estimada entre 60 e 100 m. De acordo com os moradores, o buraco tem uma forma perfeita de cone.

Por enquanto a principal teoria para explicar esses buracos é a fuga de gás. O gelo no solo derrete e bolsões de gás escapam de forma violenta, nem sempre causando explosões ou fogo.

Será que devemos começar a nos preocupar?

Via Gizmodo, Siberian Times