Bit Torrent lança chat anti espionagem

Bleep

Depois da explosão que aconteceu pelas denúncia de Edward Snowden sobre a NSA, começou uma corrida para a criação de ferramentas de comunicação seguras que garantam a nossa privacidade. E o bit Torrent não vai ficar de fora dessa. A empresa lançará o Bleep,que se diz totalmente seguro contra a espionagem.

O diferencial, segundo a empresa, é na estrutura de transmissão de informação. A BT diz que a maioria dos apps utiliza servidores centralizados, que recebem uma mensagem e a repassam para o destinatário; já o Bleep usa o método de p2p (peer-to-peer), exatamente como o protocolo de compartilhamento de arquivos BitTorrent.

Com a distribuição das mensagens pela rede, não existe a necessidade de servidores centrais, fazendo com que a mensagem chegue por meios descentralizados ao destinatário. Assim, os metadados do usuário, em tese, não teriam como ficar expostos, dizem os criadores. (Nota: O fato de ser P2P, precisa ser um protocolo muito seguro…)

Por enquanto o Bleep está em desenvolvimento, mas já pode ser testado se registrando nesse site, e se encontra disponível somente para Windows, por enquanto.

Via Olhar Digital