Controle de Lasers, podem melhorar a performance de HDS

HD2s

Um simples apontamento rápido de um laser pode alterar o magnetismo de uma série de materiais, relataram os pesquisadores a revista Science em 21 de agosto. A descoberta abre a possibilidade de utilizar lasers para acelerar e simplificar o armazenamento de dados em computadores.

Discos rígidos de computador podem ler e gravar dados magnetizando as células de memória com campos magnéticos. Em 2007, pesquisadores holandeses e japoneses descobriram um conjunto limitado de materiais, que poderiam substituir os, campos magnéticos relativamente lentos-monopolizando energia com a luz de um laser. O sentido horário ou anti-horário da polarização da luz determina a direção de magnetização dos materiais.

O físico Eric Fullerton, da Universidade da Califórnia, San Diego e sua equipe usaram um laser de pulso rápido, em uma ampla variedade de materiais magnéticos, incluindo aqueles em estudo para aplicações de computação comercial. Ele verificou que muitos dos materiais também podem ser ajustados através da polarização da luz.

Um material, um filme que contém ferro e platina, já está sendo testado em protótipos de discos rígidos que usam lasers como fonte de calor para facilitar o armazenamento de dados. A pesquisa de Fullerton sugere que atualizar os lasers para emitir pulsos polarizados rápidos podem permitir que a luz do laser para ler e gravar dados também.

Via Science News