Gigante da construção japonesa Obayashi anuncia planos para ter um elevador espacial até 2050.

spaceelevator

A empresa japonesa Obayashi anunciou que terá um elevador espacial em funcionamento até o ano de 2050. Se for bem sucedida, iria revolucionar as viagens espaciais e, potencialmente, transformar a economia global. A ideia é construir ele com 96000 km de altura.

Carros robóticos movidos por motores magnéticos lineares  irão transportar pessoas e cargas para a estação espacial recém-construída, em uma fração do custo de foguetes. Será em torno de 7 dias para chegar lá.

A empresa disse que a fantasia agora pode se tornar uma realidade por causa do desenvolvimento da nanotecnologia de carbono.

“A resistência à tração é quase cem vezes mais forte do que o cabo de aço por isso é possível”, disse o Sr. Yoji Ishikawa, gerente de pesquisa e desenvolvimento da Obayashi.

“Neste momento, não podemos fazer o cabo longo o suficiente. Nós só podemos fazer nanotubos de 3 centímetros de comprimento, mas precisamos de muito mais … nós pensamos que em 2030 nós iremos ser capazes de fazê-lo.”

Universidades em todo o Japão têm vindo a trabalhar sobre os problemas e todos os anos eles realizar concursos para compartilhar e aprender uns com os outros.

A equipe da Universidade de Kanagawa tem vindo a trabalhar em carros robóticos ou montanhistas.

Professor Tadashi Egami disse tensão no cabo pode variar, dependendo da altura e da gravidade.

“Estamos estudando quais mecanismos são necessários a fim de ascender a diferentes altitudes e o melhor sistema de freio”, diz Egami.

Um grande estudo internacional em 2012 concluiu o elevador espacial foi possível, mas o melhor alcançado com a cooperação internacional eo Sr. Ishikawa de Obayashi concordou.

5756384-3x4-700x933

“Eu não acho que uma empresa pode fazer isso, vamos precisar de uma organização internacional para  fazer este grande projeto”, disse ele.

Especialistas disseram que o elevador espacial poderia sinalizar o fim de foguetes terrestres, que são extremamente caros e perigosos. Usando um ônibus espacial, levar 1 KG de carga para o espaço custa cerca de US $ 22.000. Já o elevador espacial, a estimativa é de cerca de 200 dólares.

Com o  elevador espacial,seria possível que pequenos foguetes pudessem ser alojados e lançados a partir de estações no espaço sem a necessidade de grandes quantidades de combustível necessárias para romper a força gravitacional da Terra. Espera-se também o elevador espacial poderia ajudar na resolução de problemas de energia do mundo, através da apresentação de uma enorme quantidade de energia solar barata ou pelo armazenamento de resíduos nucleares.

E é claro que isso também alavancaria o turismo espacial. A Obayashi está trabalhando em carros que poderão levar 30 pessoas no elevador. E é claro para isso dar certo a viagem não pode ser muito longa até  aLua.

Será que realmente iremos ver elevadores espaciais em 2050?

Via ABC