Grandes Mistérios – Banjo-Kazooie e Stop ‘n’ Swop

Banjo-Kazooie

Introdução:
Antes de começar a falar sobre Banjo-Kazooie em si, gostaria de deixar algumas coisas bem claras. Banjo-Kazooie não nasceu com um jogo de plataforma, ele iria ser um RPG para Super Nintendo chamado Project Dream, ao menos pelo seu code name. Tempos depois ele foi movido para o Nintendo 64 e desistiram do projeto por fim. O jogo se tratava de Edison (protagonista) em uma aventura  e que também influenciava o capitão Blackeye (antagonista). Vejam que o capitão Blackeye é um personagem intacto em Banjo-Tooie, que está bêbado em um bar e que faz a seguinte citação: “Um urso roubou a minha glória”. Obviamente é uma clara referência ao Project Dream. O quadro do capitão Blackeye está disponível em Mad Monster Mansion em Banjo-Kazooie. A figura mostrada é de um capitão com um sorriso maligno, ao contrário do que é mostrado em Banjo-Tooie. Também é importante notar que algumas coisas da versão beta estão presentes em Banjo-Kazooie, como por exemplo, um quadro com a imagem do Mumbo em sua versão beta.

 

12
Capitão Blackeye de Banjo-Kazooie (esquerda) em aparição apenas em quadro e Blackeye de Banjo-Tooie (direita).

Stop ‘n’ Swop:
O que é “Stop ‘n’ Swop”?
Stop ‘n’ Swop (“Swop” vem de “Swap”) é um sistema, como o próprio nome diz, de troca, porém ficou impraticável. O Nintendo 64 antes de ser lançado publicamente, tinha uma memória buffer que armazenava dados por mais de 5 segundos, ou seja, você iria remover o cartucho de Banjo-Kazooie e inserir o de Banjo-Tooie para misturar as informações em uma ordem correta. É mais ou menos o que equivale com Sonic & Knuckles, mas infelizmente na versão final do Nintendo 64 tiveram que remover tal sistema, pois a memória buffer armazena em apenas 1 segundo, ou seja, fazer a troca dos cartuchos tornaria o sistema inviável.

Como conhecemos “Stop ‘n’ Swop”?
O Stop ‘n’ Swop é conhecido de duas formas, uma na versão original de Nintendo 64 e outra na versão da Xbox Live Arcade para Xbox 360.
A versão de Nintendo 64 funciona em Banjo-Kazooie através de códigos para pegar os seis ovos e a chave de gelo, mas não resultam em nada. Em Banjo-Tooie temos 2 ou 3 ovos e a chave de gelo. A chave de gelo serve para abrir um cofre de gelo com uma criatura dentro que você leva para uma feiticeira que transforma a Kazooie em dragão. Os ovos servem para destravar alguns extras. Obviamente 2 ou 3 extras.
A versão de Xbox Live Arcade funciona com a conexão entre os dois jogos. É possível coletar os seis ovos e a chave de gelo e usá-los em Banjo-Tooie. Alguns ovos servem para liberar os extras de 64 e os outros para liberar temas para Live e extras. No lugar de alguns ovos do Tooie de 64 estão três ovos novos: bronze, prata e ouro. Eles são ovos misteriosos e não sabemos suas funções.

Possibilidade:
Stop ‘n’ Swop seria até utilizado em uma conexão com Donkey Kong 64, já que tem o mesmo estilo e foi também produzido pela Rareware. Também devemos lembrar que em uma imagem da versão beta de Banjo-Kazooie existe um quadro com a imagem de Donkey Kong.

banjos30
Quadro de Donkey Kong em Banjo-Kazooie durante sua fase beta.