Nova descoberta de uma partícula que se porta como matéria e anti matéria ao mesmo tempo

majorana-particle

Você provavelmente pensa que a matéria e  a anti-matéria são inimigos mortais, já que suas partículas equivalentes (tais como prótons e antiprótons) normalmente se destroem ao entrarem em contato certo?. No entanto, já existem indícios de que os dois poderiam se dar muito bem nas circunstâncias certas.

Pesquisadores afirmam ter fotografado com sucesso uma partícula de Majorana, que existe tanto como matéria e anti-matéria, ao mesmo tempo. A equipe a criou colocando uma série de átomos de ferro em cima de um supercondutor de chumbo, formando pares de elétrons e antielétrons – com exceção de um elétron solitário no final da cadeia, que exibiu a propriedades de ambos.

A descoberta não está mudando a forma em que vemos a física ainda. É necessário mais testes para provar que a partícula de Majorana é realmente diferente. Além disso, a partícula pode não existir fora de um supercondutor.

Por hora a descoberta não prova de que as partículas Majoranas ocorrem normalmente na natureza. Entretanto se a experiência se sustentar, isto poderia introduzir um terceiro tipo de partícula e desafiar o status quo científico. Muitos físicos acreditam que os neutrinos são realmente partículas de Majorana, e provando que isso é possível terão que percorrer um longo caminho para apoiar a sua teoria.

Será que estamos a caminho de uma nova partícula?

Via Engadget