Já pensou como seria ver um vulcão ativo?

ggmarum

Você já pensou em como seria ver um vulcão de perto? O documentarista George Kourounis formou uma equipe junto ao cineasta Sam Cossman para serem os primeiros exploradores capazes de realizar uma expedição até o interior do vulcão ativo Marum, no arquipélago de Vanuatu, no Pacífico Sul, filmá-lo e retornar para contar. A dupla, recebeu a companhia de dois guias profissionais, acampou durante quatro dias e, em duas ocasiões, desceu os 365 metros de profundidade que separam a superfície da cratera infernal. “Isso é quase tão profundo quanto a altura do Empire State Building”, afirmou Kourounis.

Eles tiveram que aguentar altas temperaturas durante 35 dias até se tornarem as primeiras pessoas a chegar a 30 metros do vulcão. Dessa distância, o calor era tão grande que Geoff só o aguentou por 6 segundos. E isso porque eles estavam usando equipamentos adequados para respirar e um traje especial para poder se aproximar do fogo, o que lhes deu 40 minutos para filmar toda a aproximação ao Marum.

As imagens que foram registradas são tão dramáticas quanto incríveis: sobre um feroz mar de lava incandescente, pode se observar em toda sua pequenez o intrépido canadense, fazendo frente a um espetáculo magnificamente aterrorizante. “Foi uma janela para o inferno. O vulcão resistia e tivemos que enfrentar um clima terrível, o tremendo calor da lava, subir e descer uma parede quase vertical de aproximadamente 400 metros, com rochas soltas, uma chuva ácida tão forte que parecia de uma bateria de carro, além de muitas outras loucuras”, descreveu Kourounis, a salvo. Confira o vídeo:

Sobre a experiência, o cineasta Cossman comentou: “O medo foi deixado de lado por um excesso de adrenalina. Estava pendurado sobre o poço de fogo brilhante, que só se pode comparar com a superfície do sol de perto. Sem dúvida, foi incrível”.

Incrível não? Você teria coragem de se aproximar desse jeito no vulcão?