Já pensou em comer cogumelos de plástico? Conheça o Projeto Mutarium

fungi-mutarium01

Os plásticos biodegradáveis existem por um motivo. Os plásticos tradicionais demoram de 20 a 1000 anos para serem absorvidos pela natureza, e bem você já sabe o que pode acontecer se eles ficarem expostos por aí né?

Com isso em mente, um grupo de  microbiologistas da Universidade de Utrecht, na Holanda e dois designers industriais Viena, na Áustria estão projetando uma maneira de “quebrar” o plástico e no meio do processo criar cogumelos comestíveis. Chamado de Fungi Mutarium, eles criaram uma cúpula de vidro que abriga “Ovos vazios” contendo pedaços de plástico em suas cavidades.  Estes “Ovos” podem servir de alimento para nutrir os fungos, já que eles são feitos de ágar, açúcar e amido, bem similar as placas de agar, utilizadas para para cultivar os organismos no laboratório.

Eles utilizam fios de Micélios misturados em líquido, para então colocar nos “ovos”.Nesse tempo, os fungos começam a “devorar” o Ágar  em conjunto com o plástico. O resultado? Cogumelos comestíveis com sabor neutro.


Obviamente, essas pequenas cúpulas de vidro e o teste da equipe não irão resolver o problema do mundo, especialmente porque leva meses para os fungos comerem através dos pequenos pedaços de plástico. Os cientistas estão agora à procura de maneiras de acelerar o processo através da manipulação da temperatura, umidade e outros elementos do ambiente dentro da cúpula. Eles também estão considerando modificar geneticamente o fungo para fazer eles crescerem mais rápido (Cuidado hein!), embora eles precisem encontrar novos financiamentos antes que aconteça.

Show de bola não? Quem sabe se fizerem de um jeito bacana não consigam transformar o plástico em algo comestível?

Via Engadget