Porque você deve ir na Comic Con Experience ano que vem

GEDC0075

Comic Con Experience, mais um evento da cultura pop igual a todos os outros certo?… NÃO! A Comic Con Experience foi totalmente diferente de todos os outros eventos do gênero que já fui, e não digo isso da boca pra fora, a o evento estava realmente demais! O maior diferencial foi a qualidade de praticamente tudo! Como disse um dos organizadores durante a coletiva de imprensa “eu ia nos outros eventos aqui no Brasil e via os estandes feitos de paredes montáveis e quando ia em eventos de outros países como os Estados Unidos, ficava pensando porque lá era tão melhor que os do Brasil”, seguindo essa linha de raciocínio o pessoal do “Omelete” e da “Chiaroscuro Studios” decidiram revolucionar os eventos de cultura pop no Brasil, e realmente conseguiram! Estava tudo lindo e com uma qualidade muito elevada, comparando-se aos do exterior. O evento contou com a presença de vários convidados famosos da mídia, literatura, quadrinhos, entre outros.

GEDC0049

O local estava com um design fantástico, os estandes foram bem distribuídos e as áreas bem definidas, não havia locais onde ficasse muitas pessoas paradas atrapalhando a passagem, mesmo porque os corredores ficaram bem largos possibilitando tirar fotos das vitrines ou dos cosplayers sem que interferissem em suas fotos e sem atrapalhar o transito de pessoas… Mas espera… Tirar fotos das vitrines? Sim, você iria querer tirar fotos das vitrines! Os estandes trouxeram esculturas e itens em tamanho real de vários personagens diferentes, em destaque  poderia citar as armaduras de ouro da série Os Cavaleiros do Zodíaco e os diversos itens dos Vingadores!

Varias miniaturas com detalhes perfeitos de diversos personagens (elas podiam ser compradas), cosplayers contratados, prateleiras repletas de edições raras de diversos gibis diferentes e varias outras coisas que te deixariam de boca aberta, os organizadores dos estandes investiram muito e esse investimento foi bem recompensado, como disse o senhor Vitor Arrifano da Hasbro “O evento está sendo muito bom para nos, o publico está gostando bastante e os produtos estão tendo bastante saída, em especial os do” Star Wars”, “Marvel” e “Transformers”. Uma estratégia que adotamos no evento é utilizar promotores que ajudam a atrair interessados, também estamos usando cosplayers do “My little Pony” e “Transformers” que estão chamando muita atenção” e não só no estande da Hasbro, todos os outros estandes traziam novidades e itens de colecionadores extremamente detalhados.

CCEXP1

E para quem é fanático por quadrinhos pode contar também com o “Artists’ Alley” uma ala reservada unicamente para os profissionais do gênero, onde estiveram presentes diversos profissionais internacionais e nacionais, incluindo alguns que estão começando a desenvolver seus projetos. Um dos maiores destaques foi Don Rosa que é o sucessor do criador do Tio Patinhas (Carl Barks) , o Recanto do Dragão tentou de todas maneiras possíveis ter uma entrevista com ele, porém, era quase impossível, sua agenda estava totalmente lotada e havia uma fila enorme para autografar seus desenho que ele estava fazendo na hora, os autógrafos eram gratuitos, você só teria que pagar se quisesse comprar um pôster autografado, mas nesse caso o preço vinha do pôster e não do autografo.

Em um momento de descanso, conseguimos nos aproximar para fazer uma entrevista porém ela não durou mais que 3 minutos, infelizmente ele foi chamado para continuar a dar autógrafos, tudo que conseguimos perguntar foi “qual o senhor acha que foi o melhor trabalho de toda sua carreira” e ele só conseguiu responder “A Saga do Tio Patinhas foi com certeza um grande trabalho e posso considera-lo o melhor”.

CCEXP2

Dentro de  “Artists’ Alley” foi possível ver projetos fantásticos de vários profissionais brasileiros (eu inclusive comprei diversos gibis nacionais que não se encontram nas bancas). qualquer um que passasse pelo local e desse uma olhadinha nos trabalhos perceberia que a nossa indústria nacional de gibis tem tudo para dar certo, só precisamos de incentivo porque o mais importante já temos, pessoas talentosas! Posteriormente o Recanto do Dragão exibira uma matéria com entrevistas com alguns desses autores (não todos porque eram muitos e não tínhamos tempo para entrevistar todos).

A “Arena Go4gold” foi o principal point dos maníacos por games, ela foi um espaço especial de mil metros quadrados separado para E-Sports e foi palco de diversas disputas oficiais, dentre elas League of Legends, CrossFire e a final do campeonato brasileiro de SMITE onde os competidores concorreram a prêmios milionários!!!! Nesse espaço também era possível testar gratuitamente os jogos SMITE e Marvel Heroes 2015 durante todos os dias do evento, alguns famosos dos games também estavam por lá, um dos participantes foi David Breavik o criador de Marvel Heroes 2015 e o youtuber Zangado.

 

GEDC0091

 

Mas a seção que realmente teve maior diferença dos outros eventos foram os auditórios “Thunder” e “Ultra”, geralmente em outros eventos o palco onde o convidado se apresenta, responde pergunta e etc é aberto no meio do evento criando uma confusão de pessoas e de sons, na Comic Con Experience esses palcos se tornaram auditórios onde a entrada era feita através de fila e havia muitos lugares, tudo foi muito organizado, o barulho de fora não atrapalhava o auditório e vice versa, nesses auditórios vários eventos foram apresentados como as Masterclass, Coletivas com famosos dos gibi, seção com Sean Astin, um especial dos 30 anos do Chaves que contou com a presença de Edgar Vivar (Seu Barriga), Mauricio de Souza produções e muito mais!

CCEXP3

Em fim, se você não foi na Comic Con Experience de 2014, você perdeu um grande evento diferente de todos os outros que já foi na vida! Como disse Tiago Moura Rocha de 31 anos “era certeza que seria um bom evento, mas superou as expectativas”. Vamos todos torcer para que em 2015 tenhamos outra Comic Con Experience (E vamos ter!) e que ela seja tão bom quanto ou ainda melhor que esta!