Seu computador sabe mais da sua personalidade do que seus amigos!

 

shutterstock_243699205
Imagem por Shutterstock

 

Já pensou em uma máquina que sabe mais da sua personalidade do que seus amigos? Seria um supercomputador, trancafiado em uma área segura certo? Errado! O seu computador que você provavelmente está usando agora, pode te entender melhor que seus familiares e amigos.

Pesquisadores da Universidade de Stanford, na Califórnia, e da Universidade de Cambridge desempenharam um estudo que comparou os traços de personalidades de 86 mil participantes adquiridos via um questionário com uma análise das suas atividades no Facebook. Quando a equipe capturava dados de mais de 100 curtidas no Facebook de uma pessoa, os algoritmos conseguiam determinar a personalidade dela com mais precisão do que seus amigos e familiares. A pesquisa foi publicada no PNAS.

O mais interessante é que as técnicas não estão limitadas ao Facebook, então qualquer análise de outras evidências deixadas em um computador – seu histórico de navegação, as compras que você faz online etc – poderiam ser usadas para determinar que tipo de pessoa você é. E mais: não se trata de uma pesquisa sem aplicação prática. Os pesquisadores sugerem que com os insights que são capazes de obter, os algoritmos podem prever a sua compatibilidade com uma vaga de trabalho. Ao invés de se candidatar a ela, os algoritmos poderiam vasculhar a Internet em busca de  vagas que se adequam ao seu perfil. Incrível não?

Mas relaxe, esse tipo de análise é somente feita somente baseada em apenas cinco grandes traços de personalidade. Ou seja, nenhum computador ou algoritmo pode te retratar fielmente, quanto seus familiares ou sua namorada por exemplo. Entretanto, é inegável o que o algoritmo pode fazer com suas análises, talvez seja apenas uma questão de tempo, até ele mostrar seu real poder.

E você o que acha? Sua vida poderá ser analisada somente por um computador?

Via Gizmodo